Manoel Viana recebe Cinesolar e atraí grande público em noite de cinema

Cultura, Lazer e Turismo

Na noite dessa última terça-feira (03), Manoel Viana respirou cinema com Cinesolar, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, a energia solar. Trazido a cidade pela parceria com o Executivo Municipal, CPFL Geração e RGE Sul, o projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas das quais o público vianense teve a oportunidade de participar.

Durante a noite além das oficinas, também foram apresentados curtas-metragens e o longa “Turma da Mônica: Laços”, o qual traz a história dos quadrinhos e animação para o mundo real, dos personagens em carne e osso. Na trama o filme apresenta a história em que Floquinho, o cachorro do Cebolinha, desaparece. A partir daí o menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso ele contará com a ajuda de seus fiéis amigos Mônica, Magali e Cascão. Juntos, eles enfrentam grandes desafios e vivem grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

O Cinesolar conta com dois carros equipados com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior dos veículos há cadeiras para o público, sistema de som, projeção e telão.  Junto com a exibição de filmes, o Cinesolar realiza diversas atividades relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente.

Antes da exibição do último o prefeito Gustavo Medeiros se manifestou destacando a importância do projeto que além de promover a cultura e o cinema brasileiro, também é um grande destaque na disseminação do uso de energia sustentável, produzida através da captação da luz solar. Reforçando essa relevância ao mesmo tempo em que faz paralelo ao fato de o município também estar engajado na busca por fontes de produção de energia limpa, tendo em vista o projeto de implantação do parque de placas fotovoltaicas, que produzirá energia para a iluminação e prédios públicos do município.