Prefeito acompanha levantamento para projeto da Estação de Tratamento de Esgoto

Informativos

Na manhã desta sexta-feira (13) o prefeito Gustavo Medeiros esteve acompanhando os primeiros passos da equipe da Corsan, ao lado do gerente da Corsan, unidade Manoel Viana – Henrique Barbosa, no desenvolvimento do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. A equipe esteve realizando o levantamento da área onde deve ser localizada a estação.

Conforme o prefeito Gustavo Medeiros, o projeto deverá ser desenvolvido nas próximas semanas, com a projeção de investimento de R$ 2 milhões. Com a efetivação da obra, a Administração Municipal dá mais um passo histórico na solução de um problema que tem atingido toda a população vianense tendo em vista a falta de opção para a escoação e tratamento desses resíduos.

A expectativa é de que ainda no próximo ano seja aprovado o projeto, para haja, consequentemente, a liberação de recursos e, então, se efetive o início das obras. O projeto deve ser desenvolvido a poucos quilômetros perímetro urbano, próximo ao Caraguataí.

O esgoto tratado passa por uma série de procedimentos estabelecidos pela legislação ambiental para garantir que o seu descarte não prejudique a natureza. Com uma camada extra de tratamento, os fluidos podem até ser transformados em água de reúso, uma solução sustentável que contribui para a preservação da água potável do planeta. A seguir acompanhe as etapas do tratamento de esgoto.

Etapas do Tratamento de Esgoto

1. Gradeamento

A água que vem das residências deve conter cerca de 1% de sólidos e 99% de material líquido. A primeira etapa do tratamento é a retenção de materiais grosseiros, como lixo, em um filtro formado por grades.

1. Desarenação

Na caixa de areia, é feita a remoção de todos os detritos sólidos presente no esgoto e que possam ter escapado ao processo anterior.

1. Tratamento biológico

Já sem sólidos visíveis, o esgoto é enviado para o tratamento biológico no tanque de aeração. Lá, ele é exposto à ação de seres microscópicos, que promovem reações bioquímicas e condensam em flocos de lodo a matéria orgânica que até então estava dissolvida no esgoto. É o caso do rotífero, protozoário que se alimenta de bactérias e partículas minúsculas de sólidos, e também do tardígrado, considerado o animal mais resistente do mundo, cuja presença ajuda a sinalizar a qualidade da limpeza realizada no esgoto.

1. Decantação

Após o tratamento biológico, o líquido é submetido a um processo de decantação. O lodo formado vai para o fundo do tanque, separando-se da parte líquida, que já está livre de impurezas.

1. Descarte

O lodo produzido no processo é desidratado e transportado para um aterro sanitário especializado. O esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente.