CIANE deve dar início ao período de cadastramento dos pacientes que necessitam de atendimento dos profissionais do Centro, a partir do dia 03 de fevereiro, conforme informou a responsável – Samantha Consi de Lima. Ela destaca que os responsáveis pelos pacientes deverão ir até o Setor Administrativo do CIANE levando os seguintes documentos: Uma foto 3X4 do paciente, RG, CPF, Cartão do SUS, endereço, e um atestado médico onde relate o CID do paciente ou o encaminhamento médico para os profissionais que integram a rede do CIANE, tais como, psicopedagoga, psicólogos, fonoaudióloga, fisioterapeuta e equoterapia.
O Centro Integrado de Atendimento às Necessidades Especiais – CIANE de Manoel Viana teve sua reabertura oficial realizada no dia 19 de dezembro, em ato que contou com a participação de autoridades, pais e alunos, além de representantes do Legislativo e Executivo Municipal. As novas instalações do Centro estão localizadas junto ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde do município, anexo ao prédio da Prefeitura.
Durante a reabertura o prefeito Gustavo Medeiros exaltou a importância do evento, destacando a vitalidade do Centro que irá acolher as pessoas e as famílias que lidam no dia-a-dia as lutas enfrentadas por aqueles que necessitam de atenção para necessidades especiais. Assim, com o trabalho dos profissionais envolvidos nesse projeto, as pessoas poderão ter uma vida mais próxima da normalidade tendo em vista certas limitações.
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o que, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. E, como qualquer cidadão, as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos. O trabalho do CIANE ajudará a transpor essas barreiras e impedimentos, com auxilio de uma equipe multidisciplinar, complementa o secretário de Saúde e Assistência Social, Adriano Santiago.
Samantha Consi destaca que após a realização do cadastramento será agendado o horário de cada paciente para o atendimento que tiver necessidade. Após o agendamento o setor responsável pelo Centro ligará para os responsáveis pelo paciente para passar os horários dos atendimentos e grupos de convivência. Sendo que o Setor Administrativo atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.
Atendimentos do CIANE
O Centro conta inicialmente com atendimentos conduzidos por profissionais como a psicopedagoga – Solange Amaral, os psicólogos – Rudi Funck Lenz e Vanessa Cadore Machado Brondani, a fisioterapeuta – Danúbia Keller de Medeiros Flores, a fonoaudióloga – Flávia Leães de Almeida, e o instrutor de Equoterapia – Diane Guareschi.
O atendimento psicopedagógico acontece no turno da manhã, das 08h às 12h, e na parte da tarde, das 14h às 17h. Dentro do atendimento psicopedagógico será realizado atendimentos individuais com horários a serem agendados para cada paciente, e será realizado grupos de convivência, além de oficinas de artesanato, culinária, música, entre outras.
A equoterapia funciona na segunda e sexta-feira, com atendimentos realizados de forma individual com horários agendados para cada paciente. Já a fisioterapia atende através de agendamento de horários junto ao setor administrativo do CIANE. A responsável Samantha Consi destaca que será realizado um grupo de fisioterapia com os pacientes, todas as quintas, pela parte da tarde. E os atendimentos de fonoaudiologia e psicologia aconteceram, também, mediante agendamento de horário no setor administrativo do CIANE.
Notícias Relacionadas:
- CIANE retoma atendimentos com atividades do Dia das Mães
- Prefeito e secretários tratam de reativação do CIANE e equoterapia
- Executivo Municipal realiza reinauguração do CIANE
- Saúde anuncia novos médicos e retorno aos atendimentos de oncologia
- Reunião discute reinício das atividades do CIANE e implantação da Equoterapia