O prefeito Gustavo Medeiros, ao lado de autoridades e comunidade vianense, seja do interior ou da área urbana, estiveram reunidos participando de uma Audiência Público junto a representantes da RGE Sul, concessionária de Energia Elétrica no município, com intuito de obter respostas e chegar a uma solução para os problemas pelos a cidade vem passando nas últimas semanas.
A audiência que aconteceu no plenário do Legislativo Municipal teve início com questionamentos realizados pelo líder do Executivo, que enfaticamente pontuou duas questões que foram reforçadas pelos representantes da Câmara de Vereadores e alguns dos representantes da comunidade. Dúvidas que abordavam a respeito da lerdeza nos atendimentos e ocorrências, assim como o quanto aos frequentes casos de falha no abastecimento de energia que ocorriam quase que diariamente.
Os representantes da RGE Sul – Fronteira Oeste, o consultor de negócios Thiago Paz, o gerente de operações Leandro Marques, e Eduardo Souza, responderam grande parte das perguntas, pontuando argumentos técnicos e informações regulamentadas e de praxe. Alguns casos isolados e específicos foram levados por munícipes, os quais ficaram de ser averiguados a fundo pela equipe da RGE Sul, para futuramente se procurar por uma solução.
De forma geral, aos principais questionamentos, quanto a morosidade dos serviços em caso de problemas locais com o fornecimento, exemplificando situações como no interior onde os moradores ficam até mesmo uma semana sem energia – mesmo sem causas graves, aparentemente, os representantes da concessionária frisaram que se segue um cronograma nos atendimentos obedecendo a certos critérios e prioridades, sendo que a área urbana sempre será colocada com precedência, salvo exceções. Eles ainda reforçaram que o município também conta com uma equipe em tempo integral para dar mais agilidade nesses casos específicos.
A respeito das constantes falhas no fornecimento, os representantes informaram que realmente fora registrado um aumento nesses índices nas últimas semanas, todavia, número inferior aos vivenciados pelos moradores. Novas respostas repletas de tecnicalidades, acompanhadas de compromissos com a manutenção e modernização dos equipamentos e na rede de forma geral foram realizadas. Eles enfatizaram amplamente situações como o caso o aumento nas cargas residenciais que, se não informadas à concessionária, acabam gerando sobrecargas para os geradores o que ocasiona as frequentes quedas e inclusive queima de transformadores. Todo equipamento de alimentação elétrica que o munícipe comprar deve ser informado a RGE para que se tenha um controle de carga para, observado os casos, se efetue a troca de equipamentos da rede aumentando assim o fornecimento de energia, destaca o gerente de operações Leandro Marques.
Após a Audiência Pública, o Executivo Municipal continua salientando para que os munícipes, que foram lesados em virtude dos problemas com o fornecimento de energia, procurem pelo Procon com intuito de reunir evidências para que se cobre de forma judicial respostas cabíveis a esses problemas. Lembrando que, conforme informações do Programa de Defesa do Consumidor, as concessionárias de energia elétrica são responsáveis pelos prejuízos causados pela falta de energia ou descarga elétrica. O Procon atende junto ao prédio principal da Prefeitura, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Notícias Relacionadas:
- Executivo Municipal adota postura rígida em relação à RGE Sul
- Executivo alerta comunidade para problemas com energia elétrica
- CadÚnico tem novo aplicativo lançado pelo Governo e cadastro será online
- Empresa trabalha na implantação de usina solar no município
- Reunião trata de novo Complexo Administrativo, Novo Horizonte e Inovação Cidadã