Prefeitura e Sicredi realizam abertura de ano letivo em Manoel Viana

Educação

Com auditório lotado, aconteceu na noite dessa segunda-feira (17) a Jornada Pedagógica abrindo o ano letivo 2020 para as escolas municipais de Manoel Viana. Com programação planejada pela Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto em parceria com a Sicredi Pampa Gaúcho, através do Programa “A união faz a vida” o público pode acompanhar a palestra com o pedagogo e escritor Hamilton Werneck.

Durante a abertura, a Secretaria de Educação – Ana Margaret Migotto falou sobre o papel do educador no crescimento dos alunos. Papel esse que não mais se condiciona a passar fórmulas e cálculos, indo mais além, preparando os jovens a aprender a se conhecer, a se automotivar, a compreender o outro e a se fazer compreender, a gerar empatia, a persistir diante de frustrações, ou seja, a se desenvolver intelectual e, também, emocionalmente.

O vice-presidente da Sicredi Pampa Gaúcho, Jorge Mario Fernandes de Andrade, em sua fala destacou a parceria com a Prefeitura de Manoel Viana, através da qual têm sido desenvolvidos projetos os quais são primados pelo propósito da cooperativa, de melhorar a qualidade de vidas dos associados e da sociedade, com enfoque em princípios de cooperação e cidadania, empregados em prol do desenvolvimento das novas gerações, as quais representam o futuro do país.

Encerrando a fala das autoridades, o prefeito Gustavo Medeiros também enfatizou o valor dessa colaboração entre Executivo e a Cooperativa, tendo em vista os grandes resultados alcançados através dos trabalhos e projetos desenvolvidos no decorrer dos últimos anos – especialmente através de programas como o “A união faz a vida”, o qual trabalha a aproximação entre teoria e prática. Fala que refletiu nas palavras da Secretária de Educação, em relação à aprendizagem, a qual precisa fazer do aluno um jovem capaz de identificar e solucionar problemas, capaz de estudar e pesquisar continuamente, buscando saber e transformando-o em conhecimento aplicável.

Por fim, a programação da noite se encerrou com a palestra do pedagogo e escritor Hamilton Werneck. Em uma ampla fala sobre metodologia e educação baseada na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, ele pontuou que esta, atualmente, vem se voltando para uma visão tecnicista e ainda por cima com uma série de projetos que não tem sentido dentro do país. Ele, ainda, explanou sobre as 10 competências educacionais esperadas nos docentes, que precisam se tornar agentes capazes de despertar, nos jovens, a capacidade para uma aplicação maior aos estudos e busca de maior cultura, concluiu o conferencista.

O ano letivo em Manoel Viana tem início oficial para os alunos da rede municipal de ensino, nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro.