Rede Municipal de Ensino participa de Assessoria Pedagógica do Programa A União Faz a Vida

Educação

A Secretaria de Educação e a Sicredi Pampa Gaúcho realizaram no último fim de semana, durante o sábado (14) a 1ª Assessoria Pedagógica do Programa A União Faz a Vida, com o intuito de contribuir para a metodologia dos professores da Rede Municipal de Ensino, no desenvolvimento do Programa no decorrer do ano. A primeira etapa aconteceu na EMEI Maria Veni Lottermann, sendo que a Sicredi ainda deve realizar outras 5 assessorias individuais durante o ano letivo para o desenvolvimento dos projetos

O Programa A União Faz a Vida, promovido pela Sicredi Pampa Gaúcho, em parceria com a Prefeitura, escolas e docentes, tem como coordenadora em âmbito municipal a professora Gilda Gatiboni. Visando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, o programa tem por objetivo o desenvolvimento projetos por meio de práticas de educação cooperativa, que contribuam para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

As assessorias foram ministradas pelas assessoras pedagógicas do programa Letícia Concatto Machado e Wanda Genro Appel, que trataram sobre a Pedagogia de Projetos tendo como foco principal a filosofia do programa embasada nos princípios de cooperação e cidadania.  Além disso, se enfatizou durante o encontro o debate acerca do aluno, que nos dias de hoje não deve mais ser tratado como agente passivo, ou seja, apenas esperando o conhecimento ser transmitido pelos professores, mas sim como deve ser instigado a querer participar da construção do conhecimento juntamente com seus educadores.

Na oportunidade, também foi iniciado o planejamento da elaboração dos projetos que abordarão diversas temáticas, como: identidade; valores x convivência; curiosidades + experiências científicas; trânsito; oportunidades de estudos; leitura e escrita; diferentes aprendizagens; dentre outras. Os projetos serão desenvolvidos junto as Escolas Municipais – Alberto Pasqualini, Érico Veríssimo, Henrique Dias, e a EMEI Maria Veni Lottermann.