Doses da vacina contra gripe se esgotam nas primeiras horas

Saúde

Teve início na manhã desta segunda-feira (23) a nível nacional a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, voltada aos grupos prioritários que compreendem idosos maiores de 60 anos, e trabalhadores da área da Saúde. Todavia, as primeiras doses destinadas pela Secretaria de Saúde do Estado acabaram nas primeiras horas do dia.

Conforme o secretário de Saúde do município, Adriano Santiago, foram 600 doses aplicadas nas primeiras 3 horas do dia, entre o público alvo que procurou pelas vacinas nos postos, e também entre aquelas que foram distribuídas através da unidade móvel, equipe esta que esta sendo mobilizada para evitar as aglomerações nos ESFs.

Aqueles que procuraram pelos postos foram recebidos pelas equipes da Pasta da Saúde, que orientavam sobre o distanciamento, além dos cuidados necessários para o momento. Ainda, também, prestavam esclarecimentos acerca entre a vacinação e os efeitos em relação ao Coronavírus.

O secretário de Saúde informou que a próxima remessa de doses deve chegar ao município ainda nesta terça-feira (24), com a campanha sendo retomada na quarta-feira (25). Segundo Adriano, serão aproximadamente 1200 doses que deverão ser aplicadas ainda nesta semana. No início da próxima semana, estão previstas outras 600 doses, seguindo cronograma estipulado pela Secretaria de Saúde do Estado, que anuncia uma nova remessa para a próxima semana.

Ele ressalta que a campanha tem como foco inicial nesse período, o grupo dos idosos, que no município totalizam uma população de aproximadamente 1.100 munícipes, além de trabalhadores da área da saúde. Sendo que estão sendo disponibilizadas somente para esses primeiros 15 dias, aproximadamente 2400 doses.

Os demais grupos deverão seguir o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde, que estabelece a partir de 16 de abril o início da segunda fase, que engloba os grupos de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; e, por fim, a terceira etapa se inicia no dia 09 de maio, voltada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: