Paralelo a luta contra o estado de pandemia que o mundo vem enfrentando, as demais atividades, especialmente as essenciais, continuam de maneira cautelosa e com os esforços e dedicação de profissionais. Em alguns municípios de risco considerado menores, devido aos baixos índices de contato do coronavírus, os governos vêm administrando com flexibilização nas atividades, como é o caso de Manoel Viana, que ainda não registrou nenhum caso de contágio pelo covid-19.
Além dos serviços essenciais, na última semana foram retomadas as atividades dos demais setores, dentre eles o retorno e pleno esforço da Secretaria de Obras, que mesmo anterior a flexibilização, não deixava de atuar seja com os serviços no interior, onde a comunidade vem lidando com um grave cenário estabelecido pela estiagem. Aliados a Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem sido trabalhado na abertura e limpeza de açudes e bebedores.
Além disso, a Pasta tem trabalhado na recuperação de alguns trechos das estradas do interior, serviços que também tem sofrido fortemente devido a escassez das chuvas, o que torna impossível grandes avanços devido as condições de certos terrenos. Conforme Francisco Oliveira, que assumiu a Secretaria neste mês, “apesar das dificuldades conseguimos realizar a manutenção de algumas áreas do Passo da Cachoeira a Forqueta, trechos no Rincão dos Pintos, e também o acesso da Parada Estrela”.
O desenvolvimento do Programa Calçamento Comunitário também se mantem contínuo, quando na última semana foram dados os últimos retoques na Avenida Ibicuí, trecho entre as Ruas Homero Bairro e Fábio Mecking. Ainda na mesma semana também tiveram início os serviços de terraplanagem de demarcação de mais uma quadra, desta vez no Bairro Vila Nova, contemplando o trecho da Rua Otacílio Vezzosi, a partir da Rua Érico Veríssimo sentido Avenida Piraju.
Nesta segunda-feira (27) a Administração Municipal assinou nova Ordem de Serviço dando início aos primeiros passos para mais uma quadra receber a pavimentação através do programa. O trecho da Rua Gomercindo Dorneles, entre as Ruas Marcírio Ventura de Matos e José Maria Machado, recebe demarcação e terraplanagem, para em seguida ter início o calçamento. O secretário destaca, que obras como essas desenvolvidas através do Calçamento Comunitário já possuem material empenhado desde o início do ano, cuja mão-de-obra é de responsabilidade dos moradores da quadra, o que justifica a celeridade na retomada dos serviços.
O novo líder da Pasta, Francisco Oliveira, destaca a importância de uma gestão em consonância com as demais secretarias e ideias do chefe do Executivo. Ele assegura dedicação para o desenvolvimento de um bom trabalho, tendo em vista a grande importância do cargo assim como dos serviços e responsabilidades pertencentes ao secretário frente às Obras, Trânsito e Serviço Público da cidade.