Em meio a uma Situação de Calamidade devido a pandemia estabelecida pelo Coronavírus (Covid-19), ainda que com a flexibilização parcial de algumas medidas, a Administração Municipal continua prezando pelo bem estar da comunidade, procurando que se evite aglomerações e exposições desnecessárias. Na área da saúde se mantem atendimentos essenciais, assim como a Campanha de Vacinação contra a Influenza, que esta em sua segunda etapa.
Conforme o secretário de Saúde e Assistência Social, Adriano Santiago os atendimentos nos ESFs e Pronto Atendimento estão orientados para que se realizem apenas em situações essenciais de emergência e urgência, ou seja, pacientes que apresentarem febres, dores, mal-estar, cortes, dentre outras. Ele reforça o pedido para que os pacientes evitem a busca pelas consultas de rotina – aferimento de pressão, apresentações de exames, e outros.
Relativo a Campanha de Vacinação contra a Influenza, o chefe da Pasta informa que acontece no próximo dia 9 de maio, o Dia D de mobilização, juntamente com o início da terceira etapa que contempla crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas. E a partir do dia 18 serão incluídos adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas, se estendendo até o dia 6 de junho.
A enfermeira Caroline Sudatti, chefe do Departamento de Vacinas, informou que até o momento, 115,43% do público de idosos, já foram imunizados – ou seja, foram aplicadas 1.234 vacinas, além de 138 doses para profissionais da área da saúde, representando 82,14% do público. Já no segundo grupo, que teve início no dia 16 de abril, de acordo com ela, foram distribuídas 239 doses de vacina para pessoas com doenças crônicas, 9 doses para agentes da área de segurança pública, e 16 para caminhoneiros, classe que passou a compor a etapa nesta Campanha. Caroline assegura que não houve mais falta de vacinas, apesar de as doses ainda estarem chegando de maneira fracionada.
Notícias Relacionadas:
- Calendário de Vacinação contra Influenza é atualizado
- Sábado de Vacinação contra Covid-19 e Influenza
- Campanha de Vacinação contra Influenza está aberta a todos os grupos prioritários
- Vacina da Gripe 2022: Campanha nacional inicia dia 04 de abril
- Campanha da pólio se encerra com índices abaixo da meta, no município