Em meio a situação de pandemia em virtude do Coronavírus (Covid-19), se mantem a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O calendário, que foi primeiramente adiantado, agora passou por uma atualização de prioridades e datas. Conforme informado pela Secretaria de Saúde do município, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a de vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio.
Segundo divulgado pela Pasta, o Dia D de mobilização nacional, que estava previsto para acontecer neste sábado (09), foi cancelado. Com a alteração do período o Departamento de Vacinas de Manoel Viana antecipou a imunização do terceiro grupo, liberando as doses para os grupo das pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, que imunizou até o momento 26,07% do grupo; gestantes que já conta com 64,1% de vacinadas; e puérperas até 45 dias, grupo que já tem 100% do público imunizado.
A enfermeira chefe do Departamento, Caroline Sudatti informou que até o momento, 120,49% do público de idosos já foram imunizados, além de 85,12% dos profissionais da área da saúde. Já no segundo grupo, que teve início no dia 16 de abril, de acordo com ela, foram distribuídas 371 vacinas para pessoas com doenças crônicas, 9 doses para agentes da área de segurança pública, e 28 para caminhoneiros, classe que passou a compor a etapa nesta Campanha. A vacinação para esses grupos ainda continua, e a partir do dia 18 serão incluídos os adultos – de 55 a 59 anos de idade, e professores das escolas públicas e privadas.
Ainda no início desta semana, o secretário de Saúde e Assistência Social, Adriano Santiago realizou um pronunciamento em relação a campanha, destacando algumas informações, dentre elas as orientações para que o público procure pelas doses nos ESFs, destacando que aquele munícipe que comprovadamente não estiver em condições de deslocamento, entre em contato com os postos de atendimento que uma unidade móvel levará a vacina até a residência do mesmo, enfatizando que somente pacientes acamados devam procurar pelo atendimento.
Antecipação da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza
O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com três semanas de antecedência pelo momento em que o mundo enfrenta no combate à COVID-19, embora esta vacina não proteja contra o novo coronavírus. Com isso, pretende-se proteger de forma antecipada a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.
Destaca-se que os sintomas da influenza são semelhantes aos da COVID-19 e essa antecipação visa reduzir a carga de circulação da influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. A vacina protege contra os vírus influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.
Passam a integrar aos grupos prioritários, que já podem procurar pela vacina, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; e puérperas até 45 dias #manoelviana #influenza #vacinacao
Notícias Relacionadas:
- Vacina da Gripe 2022: Campanha nacional inicia dia 04 de abril
- Sábado de Vacinação contra Covid-19 e Influenza
- Dia D: Campanha de Vacinação realiza mobilização no dia 9 de maio
- Vacinação contra Gripe inicia dia 25 de março
- Campanha de Vacinação contra Influenza está aberta a todos os grupos prioritários