Seja em dias secos ou dias de chuva, é calamitosa a situação da RS 176, trecho entre o município de Manoel Viana a BR 287 – que liga a São Borja. A ação do tempo e a falta de manutenção por parte do Governo do Estado têm causado grandes prejuízos à comunidade rural, a qual depende da mesma para ter acesso à cidade, seja para obter os serviços básicos ou para dar escoamento à produção.
São vários quilômetros de estradas em péssimo estado de conservação, por onde passam diariamente vários veículos, que enfrentam os buracos que já se tornaram crateras, ou atoledos em dias de chuva, como tem sido esses últimos. Em contato constante com o Governo Estadual e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS, o prefeito Gustavo Medeiros ressalta que só tem escutado promessas e garantias não cumpridas.
Um dos maiores problemas se deu junto a Ponte sobre o Arroio Caraguatai, a poucos quilômetros da cidade, onde uma cratera havia se formado na cabeceira da ponte, implicando em alto risco de acidentes graves. Em virtude da morosidade dos responsáveis pela manutenção, o prefeito autorizou nesta semana um reparo paliativo, atenuando um pouco a situação, ainda que o com as chuvas o mesmo persista.
O gestor municipal informou, também, que após as diversas tratativas que resultaram em nada, concluiu nesta semana uma petição no intuito de reivindicar junto da justiça o cumprimento dos direitos que deveriam ser assegurados a comunidade. O prefeito Gustavo ainda reforçou que a última garantia dada pelos gestores seria de que as máquinas estariam chegando ao município até o próximo dia 21, iniciando as obras de recuperação do trecho.