No próximo fim de semana completa dois meses, desde seu início, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Neste ano a campanha que foi antecipada no Rio Grande do Sul, dentre outros estados, também apresentou algumas mudanças em relação ao seu calendário e grupos prioritários, em virtude do cenário pandêmico estabelecido pelo Coronavírus (covid-19). Nesta semana, a Secretaria de Saúde do município informou que a vacinação contra a gripe já está disponível para todos os grupos prioritários.
Até o momento, 81,26% do público-alvo de Manoel Viana já se encontra imunizado, informa a coordenadora da Sala de Vacinas – Caroline Sudatti. Sendo que até o momento os grupos de adultos – de 55 a 59 anos de idade, e crianças – de 6 meses a menores de 6 anos de idade, apresentam o menor índice de imunização do município, com 35,34% e 50% da meta alcançada respectivamente. Caroline faz uma alerta especialmente para os pais das crianças do grupo prioritário, pois se trata de um público dependente para tomar a vacina, ao contrário de demais grupos.
Os únicos grupos a terem atingido a meta foram dos Idosos e Puérperas – com 122,64% e 116,67%, do seu público vacinado respectivamente. Ainda conforme a coordenadora, o município já aplicou 1.864 doses entre todos grupos que ainda compreendem os professores, gestantes, pessoas com deficiência, e com doenças crônicas, agentes da área de segurança pública, caminhoneiros e profissionais da área da saúde.
A Secretaria de Saúde do município informa que as vacinas estão disponíveis nos ESFs – Estratégias de Saúde da Família 01 e 02, pela manhã – das 7h às 12h, e à tarde – das 13h às 16h. A coordenadora ainda destaca que aquele munícipe que comprovadamente não estiver em condições de deslocamento, entre em contato com os postos de atendimento que uma unidade móvel levará a vacina até a residência do mesmo, enfatizando que somente pacientes acamados devam procurar por este serviço.
Notícias Relacionadas:
- Vacina da Gripe: Índice de imunização no município abaixo média
- Próximo ao fim da campanha de vacinação, índices de imunização de crianças preocupa Saúde
- Vacinação contra a gripe é aberta para toda a população
- Campanha da pólio se encerra com índices abaixo da meta, no município
- Saúde informa que a vacina da gripe já está disponível para toda a população