Saúde alerta para grupo das crianças que continua muito abaixo da meta de vacinação contra gripe

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Manoel Viana divulgou novo balanço, na quarta-feira (10), indicando que, até agora, na atual Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, 2.024 doses foram aplicadas no município. Conforme a coordenadora da Central de Vacinas, Caroline Sudatti, o que mais chama a atenção é que alguns grupos prioritários, como das crianças e adultos, de 55 a 59 anos, permanecem longe de atingir à meta de 90%, estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em relação às crianças de 2 a 5 anos, a cobertura vacinal é, por enquanto, pouco superior a 64%.  Já com 5 anos o índice é ainda inferior, com pouco mais 47,78%.  Enquanto as crianças de 6 meses a 2 anos, os números ultrapassaram os 105%. Em relação aos adultos de 55 a 59 anos, o índice é chegaram a 52,16% do total previsto. Outro grupo que também não atingiu a meta é o das gestantes, com 82,05% de imunizações.

A campanha, iniciada em 23 de março, foi prorrogada até 30 de junho. Mesmo que ainda haja tempo, a recomendação é no sentido de que os grupos em falta procurem logo um local de aplicação da vacina. Os locais são todas as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do município, que funcionam nos turnos da manhã e da tarde. Todavia, o ESF 02, devido as obras de reforma, estará com a sala de vacinas fechadas, nas segundas durante todo o dia, e nas quartas-feiras, também estará fechada pelo turno da manhã. Os atendimentos acontecerão normalmente nas terças, quintas, e sextas-feiras.

O total geral da cobertura vacinal no município atingiu o índice de 95,47%, batendo a meta do Ministério. O grupo das puérperas, idosos e trabalhadores da saúde foram os únicos a atingir os números de imunizações previstas, com totais de 116,67%, 123,85% e 92,86%, respectivamente, informou Caroline Sudatti.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: