Grupo prioritário das Crianças continua longe de bater a meta de vacinação contra a gripe

Saúde

Há uma semana para o final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, crianças de 5 anos continuam com o menor índice de imunização, se mantendo abaixo dos 50%, o que tem sido motivo de grande preocupação para a Secretária de Saúde de Manoel Viana, tendo em vista que isso representa que metade do público dessa faixa etária no município ainda não fora vacinado.

Segundo dados informados pela coordenadora da Central de Vacinas, Caroline Sudatti, de forma geral o município já atingiu a cobertura vacinal de 97,03% da população inclusa nos grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Dentre os grupos, ainda não atingiram a meta de 90%, os adultos – de 55 a 59 anos, as gestantes, e crianças de 6 meses a 5 anos.

Conforme ela, o grupo que continua chamando a atenção é o das crianças que dividido em três subgrupos, apresentam índices preocupantes, tendo em vista que aqueles com a faixa etária de 2 a 5 anos, desde o início do mês se mantem com o mesmo índice dos 64,14%.  Já na faixa dos 5 anos as imunizações passaram de 47,78% para 48,89%. Completam o grupo, o grupo das crianças de 6 meses a 2 anos com 106,89% do seu público vacinado.

Já os demais grupos que permanecem abaixo da meta, adultos de 55 a 59 anos e gestantes, os índices foram de 52,16% para 56,97% – nos adultos, e de 82,05% para 87,18% – nas gestantes. Lembrando que a campanha teve início no dia 23 de março e prorrogada até o próximo dia 30 de junho. 

O município já aplicou 2057 doses, sendo que o grupo das puérperas, idosos e trabalhadores da saúde foram os únicos a atingir os números de imunizações previstas, com totais de 116,67%, 123,85% e 94,05%, respectivamente, conforme informou Caroline Sudatti.

As vacinas estão sendo aplicadas no ESFs (Estratégias de Saúde da Família) do município, que funcionam nos turnos da manhã e da tarde. Todavia, o ESF 02, devido as obras de reforma, estará com a sala de vacinas fechadas, nas segundas durante todo o dia, e nas quartas-feiras, também estará fechada pelo turno da manhã. Os atendimentos acontecerão normalmente nas terças, quintas, e sextas-feiras.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: