Saúde informa que a vacina da gripe já está disponível para toda a população

Saúde

Com o fim do prazo para imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a partir desta quarta-feira, dia 1º, as doses remanescentes da vacina estarão liberadas para a população em geral. Todavia, quem faz parte dos públicos prioritários e ainda não tomou a vacina contra a gripe, ainda poderá se vacinar.

Conforme a coordenadora da Central de Vacinas, Caroline Sudatti, as vacinas remanescentes serão aplicadas enquanto durarem os estoques. Ela ainda orienta para que o cidadão carregue consigo os cartões de vacina e do SUS – Sistema Único de Saúde. As vacinas estão disponíveis no ESF 01, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. Já no ESF 02 a vacinação acontece nas quartas-feiras no turno da tarde, e nas terças, quintas, e sextas-feiras durante todo o dia.

Conforme os dados divulgados pela Sala de Vacina do município, não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, o grupo das crianças de 2 a 5 anos, o qual registrou 68,11% de imunizações. Seguido das crianças de 5 anos com 48,89%. E em relação aos adultos de 55 a 59 anos, o índice é de 58,11% do total previsto. Outro grupo que também não atingiu a meta é o das gestantes, com 87,18% de imunizações.

O total geral da cobertura vacinal no município atingiu o índice de 95,47%, batendo a meta do Ministério. O grupo das puérperas, idosos e trabalhadores da saúde foram os únicos a atingir os números de imunizações previstas, com totais de 116,67%, 123,85% e 92,86%. Crianças de crianças de 6 meses a 2 anos, também superaram a meta, com mais 114,5% do público imunizado.

Iniciada em 23 de março, a campanha se encerraria inicialmente em 22 de maio, mas foi prorrogada até 5 de junho e depois até 30 de junho. Reforçando que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus, mas ajuda na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos. 

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: