Mais de R$ 680 mil incrementam verbas da Saúde Municipal para enfrentamento ao Coronavírus

Saúde

O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde de Manoel Viana tem feito grandes investimentos na área para o combate e prevenção ao Coronavírus (covid-19), seja na aquisição de equipamentos como EPIs que servem de proteção dos trabalhadores para os cuidados dos pacientes, dentre outras tal como a Comissão do Comitê de Enfrentamento ao vírus pandêmico.

Conforme levantamento divulgado pelo Executivo, além do orçamento anual previsto para 2020 para atender a área da Saúde e Assistência Social, o município já conta um incremento orçamentário de R$ 680.321,11 – até o momento, de verbas direcionadas para custeio de origem do Governo Federal, assim como repasses e emendas parlamentares para enfrentamento ao coronavírus.

Ainda, conforme o balanço realizado pela Administração Municipal, R$ 300 mil são referentes a emendas parlamentares provenientes dos deputados petistas Marcon e Paulo Pimenta – nos montantes de R$ 200 mil e R$ 100 mil respectivamente. O líder do Executivo, Gustavo Medeiros destaca a importância dessas contribuições tendo em vista o cenário pelo qual estamos passando, em virtude de um vírus que tem afetado as mais diversas áreas, da Saúde a Educação, assim como a economia de maneira geral.

Ele ainda enfatiza que paralelo as ações de enfrentamento ao Coronavírus, o município também tem de lidar com outros problemas de agravo a saúde, como o combate à dengue, tratamento de doenças crônicas, dentre outros atendimentos, os quais demandam recursos. “Não podemos nos descuidar de lado algum. São recursos limitados, assim como quadro de pessoal, ao mesmo tempo em que temos que enfrentar uma situação de calamidade paralelos aos demais casos de atendimentos comum a época, que aumentam com a chegada do inverno” relata o prefeito, que destaca a grande atuação dos funcionários da Saúde.

Previsões e outros recursos

Além destes, o Executivo informou que há a previsão de outros R$ 300 mil vinculados a área da Saúde que devem chegar ao município, provenientes de emenda parlamentar, sendo R$ 200 mil anunciado pelo senado Luiz Carlos Heinze, e mais R$ 100 pelo Deputado Afonso Motta, que se soma a outros R$ 850 mil já encaminhados por Motta – neste ano, que contemplam projetos como a reforma da EMEI Maria Veni Lottermann, pavimentação da Avenida Ibicuí, e aquisição de um caminhão caçamba.