Rede de Ensino do município prepara para ingressar no uso da Plataforma Digital

Educação

O país como um todo vive num momento de incertezas quanto ao retorno das aulas presenciais, especialmente na rede pública de ensino, e Manoel Viana segue pelo mesmo caminho. Nesse cenário de pandemia generalizada, devido ao Coronavírus, a secretária de Educação, Ana Margaret Migotto ressalta que “em primeiro lugar primamos pela saúde, ao mesmo tempo nos preocupamos com o desenvolvimento dos alunos. Queremos evitar retrocessos na aprendizagem por isso vivemos em busca de alternativas para manter atividades educacionais”.

Com isso a Pasta prepara o lançamento da Plataforma Digital voltada a professores e os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas municipais, além de alunos da educação infantil. “Diante da nossa preocupação com o ingresso no processo de alfabetização no próximo ano dos alunos formandos da educação infantil, tomamos a decisão de incluir as turmas do nível B das nossas quatro escolas na plataforma, embora somos sabedoras que para esta etapa não é possível o ensino remoto”, enfatiza a secretária.

Ana Margaret ainda destaca que esta é também uma oportunidade de uso e aprendizagem em relação às questões tecnológicas que cada vez se fazem mais presentes em nossas vidas. “Acreditamos que nossos profissionais e aluno são capazes e merecem esta possibilidade que geralmente só é ofertada na rede particular”, complementa ela.

O uso da plataforma irá proporcionar o uso de diversos recursos pedagógicos, inclusive possibilitando encontros on-line entre os professores e os alunos, além de apresentar uma forma de organização onde as informações ficam armazenadas, como se fosse o caderno do aluno, estando disponíveis para que eles tenham acesso a qualquer momento.

O acesso a plataforma digital se dará através de um login e senha que serão entregues aos alunos. Os quais poderão ser utilizados em qualquer dispositivo com acesso a internet. A secretária revela que a Administração Municipal está proporcionando formação para as equipes das escolas, para que estejam preparadas para desenvolver suas atividades pela plataforma, além de estarem capacitadas a auxiliar nas instruções para que os alunos e suas famílias também consigam fazer o uso da mesma.

Todavia, Ana Margaret enfatiza que “a gente sabe que muitos dos nossos alunos, assim como nossos professores não possuem internet ou dispositivos (celular que suporte os acessos, computador…), então estamos organizando um espaço em nossas escolas para que eles possam ter acesso exclusivo da plataforma, ainda que para isso seja necessário agendamento prévio junto a equipe diretiva, respeitando todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19”. Ela ainda complementa que, se ainda restar crianças sem possibilidade de acesso à plataforma será organizado e planejado pelos professores aulas que possam ser entregues de forma física a estes.

A Secretária de Educação, Ana Margaret Migotto estará realizando na próxima segunda-feira (13), uma live na página oficial da Prefeitura, no Facebook, para demais orientações além de estar respondendo a perguntas dos pais e comunidade em geral. A transmissão está prevista para às 10h da manhã.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: