Foi dado início na última semana aos primeiros passos de implantação do sistema fotovoltaico de geração de energia, que possibilitará um grande avanço para a economia em iluminação pública para o município. O projeto que deverá se tornar outro marco histórico para Manoel Viana, assim como um grande passo da cidade rumo a um futuro de desenvolvimento.
O projeto que está orçado em mais de R$ 900 mil proporcionará o desenvolvimento de uma usina solar que produzirá energia sustentável para iluminação pública e também para o funcionamento de órgãos públicos. A proposta prevê a instalação de placas fotovoltaicas que irão gerar energia elétrica produzida a partir de luz solar, podendo ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
Com os sistemas conectados à rede não existe a necessidade de armazenamento de energia, pois quando o uso é maior que a produção (a noite, por exemplo), a energia é importada da rede da concessionária. Quando a geração de energia é maior que o uso, o excedente é exportado para a rede. Desta forma, o usuário recebe créditos e economiza na fatura de energia elétrica.
Notícias Relacionadas:
- Projeto estuda converter iluminação pública através de energia solar
- Equipe de projetos da UNIPAMPA e Prefeito Municipal realizam visita técnica na Usina Solar de Manoel Viana
- Comitiva de Igrejinha visita Usina Solar de Manoel Viana
- Usina Solar de Manoel Viana: desempenho, inovação e sustentabilidade
- Prefeito recebe projeto de iluminação púbica a base de energia solar