A Secretaria de Obras do município esta sob novo comando, desde o início deste mês de julho. Clândio Irion foi empossado como chefe da Pasta pelo prefeito Gustavo Medeiros, prévio a sua quarentena. Na oportunidade, o novo secretário esteve acompanhado o edil correligionário, Claito Trindade – PTB. Ele continua com os trabalhos de Obras em duas frentes, na cidade e no interior, com foco na manutenção das estradas e na coleta dos resíduos de podas na cidade, com a maior celeridade possível, tendo em vista as limitações de pessoal e maquinários.
Segundo Clândio, no interior, nesses últimos dias, foram realizados os trabalhos de conclusão de patrolamento e cascalhamento da estrada da Rosa Tuna. Na próxima semana as maquinas passam a operar na manutenção e recuperação das estradas vicinais e de ligação da localidade do Assentamento Santa Maria do Ibicuí, as quais representam uma grande extensão.
Paralelo a estes, a Secretaria também tem dado ênfase na coleta dos resíduos e galhos, tendo em vista a período poda que teve início no dia 15 junho, e se estende até o dia 30 de agosto. De acordo com o chefe da Pasta, tem sido dada uma atenção especial a estes trabalhos, tendo em vista a grande demanda de descarte que tem sido observada pelas ruas da cidade. Todavia, com o limitado maquinário e equipe, esta é uma ação que tem demandado uma concentração de esforços maior.
Clândio ainda alerta para o fato de ser expressamente proibido o descarte e acondicionamento de galhos e outros resíduos juntamente com lixo doméstico, tendo em vista que os mesmos não serão recolhidos. Assim como, em logradouros e outros espaços públicos do Município ou em qualquer terreno privado, sem prévio licenciamento e/ou consentimento do proprietário.
Ainda em relação ao período de podas, Executivo Municipal e Departamento de Meio Ambiente lançam um alerta a respeito da Poda Drástica, a qual é considerada Crime, com previsão de pena de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas acumulativas. Também se alerta para a proibição no Rio Grande do Sul, do corte e poda de palmito (Euterpe edullis), das espécies nativas de figueira, do gênero Ficus, e das Corticeiras do gênero Erythrina, e de exemplares Algarrobo (Prosopis nigra) e Inhanduvá (Proposis affinis).
Calçamento
O novo responsável pelas Obras do município, também destacou a conclusão de mais uma obra de pavimentação através do Programa Calçamento Comunitário, na Rua Tirteu da Rocha Viana – trecho entre as Ruas Roberto Koeller e Chiquinho Saldanha, cujos investimentos por parte da Administração Municipal são de R$ 103.306,94 – em materiais.
Ele ainda garante que na próxima semana será dado início a mais um projeto de calçamento, desta vez contemplando a Rua Walter Antolini, trecho entre a Avenida Piraju e Rua Érico Veríssimo – acesso ao ESF II. Clândio enfatiza que para o desenvolvimento deste projeto será empregado exclusivamente recursos do município, desde a aquisição de materiais a mão-de-obra. O calçamento está orçado em R$ 109.245,73.
Notícias Relacionadas:
- Prefeitura alerta para período de podas que se encerra neste mês
- Município recebe o novo caminhão para coleta de lixo
- Prefeito acompanha andamento de obras de pavimentação e da pista de skate
- Meio Ambiente intensifica fiscalização e alerta comunidade
- Período de poda se encerra neste fim de semana, alerta Meio Ambiente