Coronavírus: Com uma taxa de contágio inferior a 10%, Manoel Viana conta com 7 casos ativos

Saúde

Desde o início da situação pandêmica global, em virtude do Coronavírus (covid-19), até o momento Manoel Viana já registrou 17 casos positivos para o vírus, sendo que destes 09 pacientes estão recuperados, e um óbito fora contabilizado. Os outros 07 casos estão ativos, estando um paciente em recuperação hospitalar e os demais em isolamento domiciliar. A Secretaria de Saúde do município já realizou um total de 189 testes no município, dos quais 170 são negativos, e 02 aguardam por resultado, além dos 17 positivos.

Conforme o secretário de Saúde Adriano Santiago, isso é um reflexo das estratégias de combate que estão discutidas constantemente entre a Pasta e os médicos do município, assim como através das frequentes conferências que são realizadas com a participação de médicos do Estado e da própria Coordenadoria Regional de Saúde. São estas ações de enfrentamento de forma incisiva que ainda estão resultando num controle moderado no número de contágios na região.

As Buscas Ativas tem sido uma das principais ações positivas nesse controle, que funciona de modo a secretaria de Saúde de cada município a atuar no início do surgimento dos sintomas. Por isso, se orienta enfaticamente para que os munícipes ao perceberem os primeiros sintomas para que entrem, prioritariamente por telefone, com os atendimentos de saúde para que seja feita uma triagem inicial. Lembrando, para que sempre se evite sair de casa, especialmente em caso de suspeita, para que se evite uma possível disseminação do vírus.

Adriano ainda destaca que para além da atuação dos governos, e atendimentos da saúde, o enfrentamento a essa pandemia tem de partir inicialmente do cidadão. É ele que tem que tomar os devidos cuidados de higienização, uso de máscara, e sempre evitando ao máximo as aglomerações, até mesmo eventos familiares, pois são nesses momentos que esse inimigo silencioso e invisível tende a agir.

Lembrando que, em caso de apresentar os sintomas de Síndrome Gripal – febre associado a outros sintomas como tosse, coriza, dificuldade respiratória, dor de garganta, perda de olfato e paladar, a pessoa deve entrar em contato com o ambulatório pelo fone 3256-2420. O secretário Adriano conclui destacando a importância de se manter os cuidados e o estado de alerta de forma constante, independente da bandeira instituída pelo distanciamento controlado, proposto pelo Governo do Estado.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: