Plataforma Digital: Rede Municipal de Educação dá início ao ensino online

Educação

Quase que uma inevitabilidade, que vinha sendo adiada continuamente, a transformação e modernização do ensino se deu de forma quase que brusca, implicando a necessidade de secretarias, escolas e departamentos de ensino – não somente no município, mas de forma geral no país –, criarem um projeto de educação digital além de realizarem novos e maiores investimentos em tecnologia. E, assim, em pouco tempo fazerem surgir as ferramentas de atividades online.

Como já enfatizado por diversos momentos pela secretária de Educação, Ana Margaret Migotto, a Administração prima em primeiro lugar pela saúde dos alunos e corpo docente, ainda que levando em consideração a preocupação do desenvolvimento dos alunos. “Queremos evitar retrocessos na aprendizagem por isso vivemos em busca de alternativas para manter atividades educacionais”, ela enfatiza.

Desta forma a rede de ensino do município realizou o lançamento da Plataforma Digital voltada a professores e os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas municipais, além de alunos formandos da educação infantil. O acesso à plataforma digital se dará através de um login e senha que passam a ser entregues aos alunos nesta segunda-feira (20), os quais poderão ser utilizados em qualquer dispositivo com acesso a internet. As aulas deverão ter início na próxima quarta-feira (22), conforme informações do Departamento de Ensino. As orientações e o passo-a-passo do uso da Plataforma estão disponíveis no site da prefeitura através do link abaixo:

..: Vídeo-Tutoriais para a Plataforma Sala de Aula :..

Todavia, é de conhecimento da Secretaria que muitos dos alunos, assim como nossos professores não possuem internet ou dispositivos que suportem os acessos, logo, a Pasta também organizou um espaço nas escolas para estes alunos. Sendo que para tal, será necessário agendamento prévio junto a equipe diretiva, respeitando todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. E, se ainda restar crianças sem possibilidade de acesso à plataforma, será organizado e planejado pelos professores aulas que possam ser entregues de forma física a estes.

O uso da plataforma irá proporcionar o uso de diversos recursos pedagógicos, inclusive possibilitando encontros on-line entre os professores e os alunos, além de apresentar uma forma de organização onde as informações ficam armazenadas, como se fosse o caderno do aluno, estando disponíveis para que eles tenham acesso a qualquer momento. Como forma de promover uma experiência completa a essa nova forma de aprendizado, a Pasta atua com a Plataforma e uma equipe capacitada a auxiliar nas instruções para que os alunos e suas famílias também consigam fazer o uso da mesma.