Secretaria de Educação se posiciona de forma contrária a proposta de volta às aulas

Educação

Nesta semana o Governo do Estado esteve reunido com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) para discutir a retomada das aulas. Durante o encontro foi proposto um calendário para o retorno às aulas presenciais que ocorrerá somente nas regiões que estiverem em bandeira amarela e laranja. Em Manoel Viana, pela Secretaria de Educação e o Departamento de Ensino, a proposta não foi vista com bons olhos, levado em consideração dois fatores, a própria pandemia e o início ao calendário eleitoral.

A Pasta de Educação de Manoel Viana se manifestou contrária a proposta do Estado. Conforme a secretária Ana Margaret Migotto, são inúmeras as medidas necessárias para que se viabilize o retorno presencial as aulas de maneira segura. Dentro dessa realidade proposta pelo Estado, o município estaria vivendo uma situação delicada em relação alguns assuntos relacionados à educação, sendo um deles o transporte escolar, que respeitando a proposta de Distanciamento Controlado se tornaria inviável obedecer aos protocolos ou, ainda, oportunizar transporte a todos os alunos.

Além disso, segundo Margaret, os cuidados com as crianças ainda são mais delicados, especialmente no controle do comportamento dos pequenos. “Precisaríamos aumentar o quadro de pessoal com a contratação de novos profissionais e monitores para auxiliar nos cuidados de higienização tanto quanto no comportamento dos alunos, assim como de novos professores para atuarem no lugar daqueles que hoje fazem parte do grupo de risco”, acrescenta ela ponderando o período eleitoral durante o qual, legalmente, os municípios não estariam aptos a fazer novas contratações.

O prefeito Gustavo Medeiros também se manifestou em relação ao assunto, enfatizando ser uma decisão prematura do Estado a retomada nesse momento, quando não se há como garantir a segurança de todos, garantindo que estará se posicionando junto aos profissionais da educação e pais de alunos que não são favoráveis a esta proposta.

A proposta do Estado

A sugestão inicial apresentada pelo Estado propõe o retorno gradual e escalonado das aulas a partir de 31 de agosto para as redes pública e privada. O primeiro nível a voltar seria o Ensino Infantil. O Ensino Superior retornaria em 14 de setembro, o Médio e Técnico, em 21 de setembro, os anos finais do Ensino Fundamental, em 28 de setembro e os anos iniciais, em 8 de outubro.

Para garantir a segurança dos alunos e dos professores, o Estado prevê a compra de equipamentos de proteção individual para alunos e professores da rede estadual, como mais de 9,8 mil termômetros de testa, mais de 328 mil máscaras de uso infantil, mais de 1,9 milhão de máscaras de tamanho infanto-juvenil e mais de 1,3 milhão de máscaras para adultos (alunos e funcionários). No total, o investimento somente em EPIs será de cerca de R$ 15,3 milhões.

Na conversa, foram apresentadas algumas sugestões de datas e possibilidades que, agora, serão debatidas internamente dentro das 27 associações regionais de municípios gaúchos e analisadas novamente em reuniões que ocorrerão ao longo das próximas semanas, sendo que serão os prefeitos que darão a palavra final para o retorno nos municípios.

Cronograma proposto de retorno às aulas

31/8 – Ensino Infantil (público e privado)

14/9 – Ensino Superior (público e privado)

21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)