Estiagem causa prejuízos superiores a R$ 41 milhões no município

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Nesta semana o líder do Executivo Municipal – Gustavo Medeiros, esteve reunido com o representante da Emater – Leandro Vezzosi, Sindicato Rural – Sirineu Albanio, Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Rural para discutir a situação alarmanete na qual o município já se encontra, no cenário da produção rural, em virtude da estiagem.

O problema que vem assolando produtores de todo o Rio Grande do Sul da falta de chuva e o calor excessivo, já colocou mais de 60 cidades do noroeste gaúcho em situação de emergência. E na segunda-feira (23) levou o município de Manoel Viana a se somar a esse índice.

Durante a reunião que aconteceu no gabinete do prefeito, fora organizada a documentação para o decreto de emergência, que poderá viabilizar políticas públicas de ajuda aos produtores rurais locais. Conforme o levantamento realizado pela Emater de Manoel Viana, o prejuízo na agropecuária já ultrapassa os R$ 41 milhões.

As culturas mais atingidas foram milho e soja. Em termos de percentual de área produzida, a perda no milho chegou a 50%, enquanto a soja teve 30% da área total perdida. Quanto a valores, os prejuízos somam mais de R$ 16,1 milhões na cultura do milho, e em torno de R$ 22 milhões na produção do soja.

Outro problema grave, salientado pelo responsável pela Emater, é quanto ao atraso na semeadura da soja que a região está enfrentando, o que poderá diminuir o potencial produtivo da cultura. Conforme Leandro, há uma expectativa de que a partir desta quarta-feira (25) se confirme a previsão de chuvas para a região, de forma a amenizar os prejuízos.