Campanha da pólio se encerra com índices abaixo da meta, no município

Saúde

Encerrou-se de forma oficial, no último fim de semana a Campanha de Vacinação contra a Pólio, para crianças com idade de 1 a 5 anos. Com uma meta prevista pelo Ministério de Saúde de 95% de imunização do público alvo, a campanha teve início no dia 5 de outubro, passando por prorrogação e concluindo a mobilização no último sábado (21).

Conforme a coordenadora da Sala de Vacinas, Caroline Sudatti, o município acabou ficando abaixo do índice previsto pela União. Todavia, ela informa que ainda restam doses disponíveis ao público. De forma simultânea, também ocorreu à campanha de multivacinação, com o objetivo atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

As informações da Secretaria de Saúde de Manoel Viana indicam que o município obteve um índice geral de imunização de 89,57% do total final, na Campanha da Pólio. Sendo que apenas crianças da faixa de 1 ano, conseguiram alcançar a meta, vacinando 104,17% do público previsto. Em seguida, crianças com idade a partir de 2 anos ficaram abaixo do estipulado. Seguindo os números, se observa que crianças de 2 anos alcançaram a marca de 90,48% de imunizações, já com idade de 3 anos  o índice caiu para 82,14%, e com 4 anos para 83,72%.

Ainda foi destacado pelo Ministério de Saúde, que não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina oral de poliomielite (VOP) protege contra dois sorotipos do poliovírus (1 e 3) e a vacina inativada (VIP), contra os três sorotipos (1, 2 e 3)”, informou por meio de nota o ministério.  As doses estão disponíveis no ESF I e II.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: