Secretário participa de reunião Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado

Saúde

Na última semana Adriano Santiago fez uma de suas últimas participações a evento como secretário de Saúde de Manoel Viana, quando se fez presente em reunião com o Cosems – Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul,  Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e Secretaria da Saúde do Estado.

Do evento participaram ainda os novos gestores de Saúde dos 497 municípios gaúchos, que têm pela frente diversos planos e desafios para promoção da saúde pública, especialmente no enfrentamento à pandemia.

Ainda durante a reunião também foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Cosems-RS. Na ocasião, o secretário de saúde de Canoas, Maicon de Barros Lemos assumiu o cargo da então presidente Claudia Daniel, responsável pela pasta em Nova Araçá.

Em seu discurso de posse, o novo presidente destacou a importância do trabalho em rede e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios. “Nós, secretários e secretárias precisamos estar unidos junto aos nossos prefeitos, à nossa Secretaria de Estado e ao nosso Ministério da Saúde. O COSEMS/RS estará presente em todas as ações que convergirem para benefício da saúde nos municípios”, disse Lemos.

Além na posse da nova diretoria do Cosems-RS, na ocasião, o secretário de Manoel Viana abdicou das suas responsabilidades junto ao Conselho fiscal da instituição, tendo em vista que deve deixar a pasta ainda neste mês de janeiro.

Dentre outras tratativas em pauta, também se discutiu juntamente à secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann a cronologia e logística da vacina de combate ao coronavirus e o trabalho associado dos municípios e o estado para o ano de 2021.