Prefeitura Municipal participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um programa que vem sendo executado por estados e municípios, o qual possui duas finalidades, a primeira de promover o acesso à alimentação às pessoas em situação de insegurança alimentar, e a segunda, de promover o incentivo à agricultura familiar.

Visando alcançar estes objetivos, o programa realiza a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família. Desta forma, a Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER realizam o cadastro dos produtores, para que estes possam efetuar a venda dos alimentos, e consequentemente o município efetivar a compra dos alimentos para distribuição. A unidade do CRAS é quem realiza a distribuição dos alimentos, esta realiza o contato com as pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, para que então possam distribuir os alimentos.

Em Manoel Viana, a Secretaria Municipal de Agricultura  já vem realizando estas distribuições desde o início da pandemia da Covid-19, quando os produtores que realizavam a entrega da merenda escolar acabaram ficando com demanda de mercadoria sobrando. Neste último mês, segundo a Secretária de Agricultura Luiza Meus, mais de 50 famílias que estão cadastradas nos programas sociais foram beneficiadas com a distribuição de alimentos através do PAA.

Segundo a Secretária Luiza Meus, em virtude deste processo, é de suma importância que os beneficiários de programas sociais mantenham seus cadastros sempre atualizados, inclusive o telefone, pois esta é a maneira pela qual é realizado o contato com estas pessoas para a distribuição dos alimentos do PAA.