Visando garantir a comercialização dos produtos alimentícios e seus insumos e a renda dos produtores rurais, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) elaborou um documento elencando recomendações para o funcionamento destes serviços. Este que menciona explicitamente a “produção e distribuição de alimentos, bebidas e insumos agropecuários, com especial atenção ao transporte e comercialização de produtos perecíveis”.
Tendo em vista a importância da comercialização de produtos do setor hortifrutigranjeiros, praticada em feiras livres, sacolões e estabelecimentos varejistas, majoritariamente por pequenos produtores e agricultores familiares, esse documento apresenta recomendações para o funcionamento destes serviços em consonância com as diretrizes apresentadas pelo Ministério da Saúde.
Recomendações Gerais:
Quem prepara os alimentos deve lavar as mãos com frequência e, principalmente, depois de:
- Tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz;
- Coçar os olhos ou tocar na boca;
- Preparar alimentos crus, como carnes, vegetais e frutas;
- Manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas, entre outros;
- Ir ao sanitário;
- Retornar dos intervalos.
Ressalta-se a importância de todas as atividades considerarem rigorosamente as diretrizes de segurança mínimas estabelecidas para conter o avanço da Covid-19 apresentadas pelos órgãos de saúde.
O documento completo pode ser encontrado no link: (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/campanhas/mapacontracoronavirus/documentos).
Notícias Relacionadas:
- Prefeitura Municipal participa do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)
- Secretaria de Agricultura e EMATER recebem última entrega do PAA
- Agricultura Familiar e população carente são contempladas com PAA
- Secretaria de Agricultura entrega Kits do PAA
- Secretaria de Agricultura disponibiliza mudas de hortaliças para doação