Executivo investe em melhoramento genético para qualificar pecuária

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Com o objetivo de ampliar a qualidade e a produtividade, o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, vem desenvolvendo um Programa de Melhoramento Genético em bovinos (PROMEGEMV).

Desde 2019 a Prefeitura investe recursos para aquisição de sêmen bovino de qualidade, tanto de origem nacional como importado, para inseminação artificial do rebanho dos produtores com plantel de gado no município.

Segundo o Veterinário Marlon Machado, responsável por acompanhar os pecuaristas, dando orientação e direcionando os serviços, os custos com inseminador e acompanhamento ocorrem por conta do produtor.

Conforme a Secretária de Agricultura, Luiza Meus, a inseminação artificial, aliada a outras práticas apoiadas pela secretaria, têm melhorado significativamente a produção do município e, com isso, aumentando a renda dos agricultores.