Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento.
O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. O suicídio é uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo;
O Núcleo de Apoio à Atenção Básica-NAAB foi criado em 2011, através da Resolução Nº 403/11 – CIB/RS, com intuito de desenvolver um trabalho em conjunto com as equipes da Atenção Básica (UBS/EAPS e ESFs) em prol da ampliação da oferta de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas.
Essa iniciativa visa à garantia da atenção em saúde mental de base territorial e comunitária por meio de ações que qualifiquem e instrumentalize os profissionais da AB na promoção da atenção em saúde mental no cotidiano das unidades de saúde, assim como viabiliza a mudança nos processos de trabalho e no modelo de atenção.
O NAAB não se constitui como porta de entrada do sistema, não sendo um serviço especializado de atendimento em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, seu modelo de trabalho não é ambulatorial e trabalha junto à Equipe de Atenção Básica (AB) de modo a compartilhar responsabilidades por ações de promoção e prevenção em saúde no território.
O município de Manoel Viana, através da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu no mês de setembro ações de promoção a vida e prevenção ao suicídio na Rede de Atenção a saúde local.