O Ministério da Saúde está orientando estados e municípios a iniciarem a aplicação de uma quarta dose da vacina Covid-19 na população com 80 anos ou mais. A recomendação está em uma nota técnica da pasta, publicada na última quarta-feira (23). A estimativa é de que 4,6 milhões de pessoas recebam o reforço na imunização contra o coronavírus nessa faixa etária.
Podem receber a quarta aplicação idosos acima dos 80 anos que tenham tomado a terceira dose há quatro meses. A preferência, segundo o ministério, é de que seja utilizada a vacina da Pfizer para o reforço. Porém, os imunizantes da Janssen e da AstraZeneca também são alternativas.
Consultada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul afirmou que o Ministério da Saúde ainda não informou as datas de início e nem enviou doses destinadas a esse público. Desta forma, seguindo a orientação, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Manoel Viana aguarda o envio das doses destinadas a este público para dar início a vacinação.
Fonte: gauchazh.clicrbs.com.br