Saúde realiza prestação de contas do Programa Rede Bem Cuidar

Notícias Saúde

A Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS) é um Programa Estadual de qualificação da Atenção Primária em Saúde (APS). Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

O município de Manoel Viana aderiu ao programa no ano de 2021 e tem como Unidade de Saúde de referência a Estratégia de Saúde da Família – Íris Walls Filho. O programa foi composto por 03 ciclos direcionados a população idosa e durante esses 18 meses ofertou ações de atenção, promoção, prevenção e cuidados a população idosa, contemplando até o momento 1333 idosos, onde 560 foram avaliados e monitorados pelo Instrumento – Protocolo de Identificação do Idoso Vulnerável (VES-13). Além disso, fortaleceu o desenvolvimento de grupos,  atividades de educação em saúde no território e a capacitação dos profissionais de saúde.

Atualmente a equipe encontra-se em finalização do 3º Ciclo e apresenta a certificação em “Selo Bronze”, que representa a unidade Amiga do Idoso. Através das preconizações do Programa, a Rede Municipal de Saúde adquiriu diversas melhorias estruturais e operacionais ligadas aos fluxos de serviços.