Com o objetivo de reforçar a segurança das escolas da rede municipal de ensino, o Executivo Municipal, através da Secretaria de Educação, Turismo, Cultura e Desporto, deu início a instalação de câmeras de monitoramento nas escolas. Totalizando 33 equipamentos de vigilância, as primeiras escolas a receberem a modernização foram EMEF Alberto Pasqualini e EMEI Maria Veni Lottermann. Dentro do planejamento da Secretaria de Educação, as próximas a receberem os equipamentos serão as escolas do interior.
Segundo a Secretária de Educação Ana Margaret Migotto, o investimento no sistema de segurança é um importante avanço para a qualificação dos espaços escolares e proporcionará mais tranquilidade, no que tange a segurança de alunos, professores e servidores, além da integridade do patrimônio físico das instituições.
Além do sistema de monitoramento eletrônico por câmeras, as escolas passaram por reformas para o fechamento total do espaço físico com a colocação de muros, portões e portas de emergência.