Principal via de escoamento da produção de grãos da região e extração de madeira, a rodovia estadual ERS-176 tem 72 km de extensão e liga o município de Manoel Viana a BR-287, e esta ao município de São Borja. A rodovia já é conhecida pelas péssimas condições de trafegabilidade e falta de manutenção por parte dos órgãos responsáveis.
Além do grande fluxo de caminhões, a ERS-176 também é via de circulação de transporte escolar e moradores locais. Desta forma, em algumas ocasiões foi necessário que produtores locais e Administração Municipal realizassem manutenções para amenizar a precariedade e possibilitar a passagem dos veículos.
Na manhã desta quarta-feira (29) o Poder Executivo, através da Defesa Civil, dará entrada na interdição da Ponte do Pirajuzinho, uma vez que a mesma apresenta grandes buracos na cabeceira da ponte, colocando em risco a segurança de moradores, trabalhadores e alunos que por ali passam diariamente.
Segundo o Prefeito Gustavo Medeiros, o Departamento de Transporte Escolar, visando a segurança dos alunos, optará pela suspensão do transporte escolar caso não haja soluções para o problema. É importante salientar que a Administração Municipal já realizou inúmeras ações e tentativas sem sucesso com o DAER, Casa Civil, Secretaria de Transportes e até mesmo com o Governador Eduardo Leite, em busca de soluções para a situação da ERS-176.