O Executivo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, lançou o Programa Emergencial de Atenção Social com o objetivo de auxiliar financeiramente as famílias afetadas pela cheia do Rio Ibicuí no início deste mês. O Programa foi regulamentado através da Lei n° 3.386 de 14 de maio de 2024 e disponibilizará um auxílio no valor de R$1.500,00.
O público-alvo do programa são as pessoas atingidas pelos eventos climáticos, na condição de desabrigados ou desalojados. Para receber o benefício, o responsável familiar deve comparecer junto ao CRAS e preencher o formulário próprio para a solicitação do auxílio, desde que atenda às seguintes condições:
– Ser maior de 18 (dezoito) anos de idade, salvo no caso de mães adolescentes;
– Ter Cadastro Único ativo e atualizado, referência mês de março/2024;
– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos.
As solicitações junto ao CRAS tiveram início nesta segunda-feira, dia 20 de maio, a partir das 8h, sendo necessário que o responsável familiar forneça no ato da solicitação preferencialmente PIX ou conta bancária em seu nome e CPF de todos os membros do núcleo familiar.
Além do Programa Municipal as famílias atingidas podem ainda buscar auxílio através do Programa Federal “Auxílio Reconstrução” no valor de R$5.100,00 destinado para as famílias que perderam bens pessoais e renda em razão das chuvas históricas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Em caso de dúvidas com relação aos programas sociais voltados às famílias atingidas solicitamos que procurem o CRAS para que recebam todas as informações e orientações adequadas.
Notícias Relacionadas:
- Executivo inicia pagamentos do Programa Emergencial de Atenção Social
- CRAS alerta sobre quem pode receber o Kit de TV Digital gratuito
- Se encerra nesta sexta as inscrições para os terrenos do Novo Horizonte
- Cras realiza Campanha do Agasalho 2023
- Programa Passe Livre Estudantil abre prazo para cadastramento