A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural, e a importância da agricultura familiar é cada vez mais evidenciada por políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida destas famílias.
Com essa ideia uma equipe formada pela secretária de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, Luiza Andréia M. dos Santos, o responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal – SIM, Marlon Machado, e o representante da Emater- Leandro Vessozi estiveram visitando nessas últimas duas semanas famílias do interior do município com o intuito de incentivar a adesão ao programa, com auxílio de verba disponibilizada com a Consulta Popular.
Conforme o responsável pelo SIM serão seis famílias beneficiadas com o auxílio, sendo que cada uma deverá receber um montante aproximado de R$ 16 mil, num total de R$ 98 mil liberados pelo programa.
As novas agroindústrias familiares do município deverão trabalhar em segmentos como a produção de leite, queijo, horti-fruti, ovos, panificação e o mel – como é o caso do apicultor Horaíldes Dorneles.
Conforme discutido na manhã desta quinta-feira (07), em visita a chácara do senhor Horaíldes, a ideia é de se investir na industrialização do mel, produzidos por ele e pelo filho. Com as projeções de beneficiamento e a comercialização do mel, Horaíldes já planeja a expansão do apiário.
De acordo com o med. veterinário Marlon Machado, o valor servirá como auxílio para a construção de área para o beneficiamento do mel, assim como todo o equipamento necessário ao seu Horaíldes, entretanto, Marlon destaca que haverá casos e situações em que terá de haver uma contrapartida do produtor.