Seminário das Escolas do Campo integra comunidade

Educação Notícias

As três escolas do interior do município estiveram integradas no último fim de semana durante o VIII Seminário de Educação das Escolas do Campo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Cultura e Desporto e com a parceria da Emater e o Instituto Federal Farroupilha – IFFar.

Durante toda a sexta-feira (08) o corpo de discentes e docentes das escolas municipais Henrique Dias (Barragem do Itú), Érico Veríssimo (Lageado) e a escola Estadual Paulo Freire (Assentamento), participaram de palestras, oficinas, visitação a propriedades com produção orgânica, apresentações artísticas, e jogos com as escolas do campo.

O seminário que aconteceu na Escola Paulo Freire, no Assentamento Santa Maria do Ibicuí, também contou com o prestigio de representantes da escola alegretense, Barros Cassal, através da diretora Teresinha Pacheco e do professor Valdeci Duarte.

Conforme a secretária de Educação do município, Ana Margaret, a realização do evento veio como forma de integrar as três escolas, incentivando e valorizando o currículo da escola do campo, que deve ser voltado aos anseios da comunidade onde as escolas estão inseridas.

Ela ainda destaca a importância da participação da comunidade na discussão do currículo a ser seguido por cada instituição, reunindo Conselho Escolar, CPM, professores e funcionários e assim incluir os resultados dos debates nos projetos políticos pedagógicos das escolas.

Mais de 100 alunos participaram da oitava edição do seminário, lotando cada evento, como foi o caso da oficina sobre “cuidados no uso de produtos químicos na agricultura e pecuária”, ministrada pelo agrônomo Leandro Filipin Vezzosi.

Pais e professores tiveram a oportunidade de participar de conferência sobre as “novas perspectivas para a educação do campo e agricultura familiar”, apresentada pelos professores Daniel Moraes e Luisa Andreia Meus dos Santos. Os palestrantes orientaram quanto a importância das crianças crescerem com uma ideia devidamente concebida sobre alimentação saudável e noções de sustentabilidade.

Outro ponto alto do seminário foi a visitação de propriedades com produção orgânica de arroz, no Assentamento Santa Maria do Ibicuí. A ideia da produção de arroz orgânico surgiu como experimento com apoio da Emater, quando inicialmente foram plantados 1,5 hectares, sendo que hoje já são mais de 700 hectares de arroz orgânico que também são consumidos nas merendas das escolas do município.

O VIII Seminário de Educação das Escolas do Campo se encerrou com a entrega de premiação dos jogos escolares, edição na qual a escola do assentamento, Paulo Freire conquistou pela primeira vez o título de campeã.