CRAS sob novo comando

Notícias Saúde

Mudanças no caminho do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Natural de Alegrete e formada pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, a assistente social Cristina Dorneles da Cunha é a nova encarregada do Centro, desde o início desse mês.

Com uma visão focada essencialmente no desenvolvimento de atividades na área do assistencialismo social, Cristina reforça a ideia de empenhar-se pelo fortalecimento da rede de trabalho e ampliação dos serviços.

O Centro tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de risco social e atender a população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, de privações e de fragilização de vínculos afetivos. Os atendimentos são preferencialmente voltados para os beneficiários do Bolsa Família, mas em todos os casos o requerente de atendimento precisa portar o NIS – Numero de Identificação Social.

NIS se trata do número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social). Conforme explica Cristina, os que ainda não possuírem podem conseguir no próprio CRAS, levando a documentação listada abaixo.

Outra mudança deverá ser quanto ao endereço do CRAS, que conforme informou a assistente social, deve passar a atender na Rua Gomercindo Dorneles, na antiga Casa de Passagem do município. A transição deve ocorrer já no mês de janeiro, declarou Cristina.

Atualmente o CRAS oferece diversas oficinas, com intuito de desenvolver uma atividade e também servir como fonte renda para as famílias. Além do programa do Grupo Vida e Movimento, que hoje conta com a participação de 108 participantes.

São duas oficinas de artesanato, sendo a de “artesanato em feltro”, tendo como encarregada a Elisiane e de “bordado em chinelo”, que está a cargo da Cimara, que também cuida da oficina de pintura em vidro – esta desenvolvida no Assentamento Santa Maria do Ibicuí.

Outras oficinas são a de “recreação de futebol”, desenvolvida na Praça Central, pela Betina, atendendo a crianças e adolescentes. E também de “confecção de enxoval de bebê”, atrelado ao grupo de gestantes, que acontece no próprio CRAS, desenvolvidos pela Cristiane e a enfermeira Carol. Por fim, a “oficina de violão, canto e coral” ministrado pelo Jhonata, no Salão da Terceira Idade.

A assistente social destaca que estão abertas inscrições para turmas em janeiro, da oficina de “bordado de chinelo” e para as atividades do “Grupo de Mulheres”. As inscrições podem ser feitas no CRAS.

____________________________________________________________________________

Documentos para solicitar o NIS – Número de Identificação Social

Documentos de todos que moram na casa em xerox

– RG (documento de identidade)

– CPF (Cadastro de Pessoa Física)

– Carteira de Trabalho (caso possuir)

– Conta de Luz

– Certidão de nascimentos dos filhos menores de 14 anos

– Comprovante de freqüência escolar dos filhos em idade escolar

– Talão de produtor (caso possuir)

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: