O fim das fichas na saúde e a humanização do atendimento

Notícias Saúde

O cenário no atendimento da saúde está mudando. Algo que sempre foi meta do Governo Municipal, a humanização do atendimento, tornando a experiência não tão satisfatória de buscar por atendimento médico em algo mais receptível, afinal o momento em que se necessita desses serviços na maioria das vezes não se trata de algo positivo.

A necessidade de buscar por um atendimento melhor tem sido o objetivo da Saúde Municipal desde o início do ano, e a formulação de uma equipe homogênea com integrantes capacitados profissionalmente e aptos a apresentar o resultado esperado não tem sido algo fácil. Entretanto, esse cenário vem mudando, e os reflexos tem sido aparente, concordam o líder do Executivo, Gustavo Medeiros e o secretário de Saúde, Adriano Santiago durante reunião realizada na quarta-feira (13), com a equipe de funcionários da área.

O encontro serviu para reforçar uma das principais metas da pasta, que é essa aproximação entre atendimento e comunidade. Como ressalta uma das funcionárias, “um bom dia com um sorriso, e um tratamento educado e mais acolhedor é o suficiente para ajudar a amenizar a dor e a tensão de alguém que está ali procurando por um atendimento, seja para si, ou até mesmo por um parente. Tem pais que chegam estressados e nervosos por serem incapazes de ajudar o filho que está em necessidade de atendimento médico, e a receptividade ao problema dele vai ajudar, e muito, naquele momento”.

Outro ponto levantado pelo líder do Executivo e, conforme o secretário Adriano, é uma política já adotada pela Saúde no município, se trata do número de fichas liberadas pelos postos de atendimento. Se há médico, tempo e paciente, deve haver atendimento também. Para Gustavo, é inadmissível um médico sendo pago pelo município para se limitar a determinada quantidade de fichas e passar o resto do turno sentado sobre as mãos esperando o salário cair na conta.

Ele ainda ressalta para que os funcionários policiem tais atitudes, apesar de ser um comportamento que vem sendo extinto, conforme o secretário Adriano Santiago. “Vocês (funcionários) devem procurar pelo Adriano e reportar quando houver recusa de atendimento sem devida justificativa, ou então até mesmo a mim, ou incentivar que o paciente nos procure”, destaca Gustavo.

Como resultado das reuniões e cobranças nesse assunto, o departamento de Saúde já tem experienciado grandes resultados. Segundo o secretário Adriano, já é perceptível no ambiente as mudanças, assim como pela população que já tem o procurado para elogiar as mudanças e a melhora no atendimento, tanto por parte do médico como dos demais funcionários.

Além da política de humanização nos atendimentos da saúde, também foi tratado quanto a conquista da insalubridade para os funcionários da área da saúde, que conforme anuncio o prefeito, a partir de janeiro já devem estar sendo beneficiados com um montante de que chega da 15% do ganho mensal.