Executivo planeja mudanças na Iluminação Pública

Notícias

Iluminação pública basicamente se resume ao serviço oferecido a comunidade para que possam desfrutar dos espaços públicos no período noturno com uma maior segurança. Tendo em vista este conceito, o Executivo Municipal vem fazendo o possível para oferecer o melhor serviço dentro dos parâmetros disponíveis.

Somente neste mês foram mais de 150 lâmpadas trocadas no município, sendo que outras 200 já foram requeridas. Entretanto, a empresa vencedora do Processo Licitatório já estourou o prazo e ainda não cumpriu com a entrega. Conforme informou o prefeito Municipal, Gustavo Medeiros as devidas providências já estão sendo tomadas, “estamos entrando com um procedimento administrativo contra a empresa licitante vencedora e, consequentemente, já estão sendo realizados os devidos encaminhamentos legais com a segunda empresa para a aquisição das lâmpadas o mais breve possível”.

Gustavo ainda informou que já está sendo trabalhado o projeto de substituição das lâmpadas da cidade, que são aquelas de vapor de sódio e que apresentam tonalidade laranja pelas lâmpadas de LED. Conforme as especificações, as lâmpadas atuais gastam mais energia elétrica e iluminam menos, o que se dá por diversos fatores. Um deles é que, em um curto espaço de tempo, elas perdem quase 60% do seu fluxo luminoso original.

Além de serem mais econômicas, as luminárias LED emitirão luz na cor “branco neutro”, semelhante à da lua. Como seu feixe é direcionado para o chão, ela apresenta menor poluição luminosa, tem menor índice de ofuscamento e duram três vezes mais que as convencionais.

Conforme o líder do Executivo, a expectativa é de que sejam substituídas gradualmente as lâmpadas de toda a cidade durante o governo, sendo previstas a colocação de 1.500 LEDs no próximo ano.