Secretário fala sobre polêmica da terceirização de Coleta do Lixo

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

“Fizemos um balanço, e levando em conta todos os fatores, como gastos de pessoal, manutenção dos veículos e transporte dos resíduos será muito mais vantajoso a terceirização do serviço, que além de mais barato também tornará disponível o pessoal envolvido, hoje, para a realização de outros serviços”, esclarece Carlos Wallau – secretário Municipal de Obras, Trânsito e Serviço Público.

É com essa justificativa que o secretário anunciou a terceirização do serviço de coleta de lixo do município, na última semana, e não demorou muito para surgirem as primeiras polêmicas e questionamentos.

Em nova entrevista, o Wallau reforçou os motivos para tal decisão. “O fator principal foi a questão do nosso maquinário e caminhões que já estão bastante sucateados, além do envolvimento de servidores que nos fazem bastante falta para outros serviços”, reforça ele.

A SM Soares Cia Ltda deu início aos serviços nessa semana, com contrato emergencial de 90 dias, período em que o Executivo abrirá Processo Licitatório para a efetivação da terceirização.

Um dos pontos polêmicos levantados foi quanto ao aumento de impostos e/ou surgimento de novas taxas, entretanto o secretário garante que “a população pode ficar tranqüila que não haverá custo nenhum para a comunidade. O que se busca é a continuação de serviço de qualidade, respeitando as normas ambientais dentro do nosso município”.

Carlos Wallau também esclarece que “essa coleta do lixo, agora realizada pela empresa terceirizada é somente para o lixo doméstico, não é para sofás e coisas do gênero”. Ele ressalta ainda que o descarte indevido de lixo, como fogões, sofás, eletrônicos, pneus, etc. são considerados crimes ambientais e quem for pego cometendo essa infração responderá por tais infrações.

Sobre o descarte desses lixos, como no caso dos pneus, o secretário comunica que “está na lei, quem vendeu o pneu tem que receber o pneu velho”, quanto ao descarte de lixo eletrônico, o secretário destaca que há lei que também responsabiliza e obriga as empresas a recolher ou mandar para aterros – da mesma forma que a prefeitura, que está recebendo e armazenando. “Uma empresa vai vir recolher esse material que está sendo armazenado pela prefeitura”, destaca Wallau.

Quanto a sofás velhos, fogões e qualquer coisa de lata a prefeitura não recolhe. “E não recolhe por quê? Porque ela não tem o destino próprio para armazenar, e se colocarmos onde não se deve, a prefeitura é passível de multa”, disse ele. A solução para isso também está sendo estudada pela Secretaria de Obras, e empresas já estão sendo consultadas. “Outras cidades já possuem esse serviço, e nós também vamos tentar solucionar esse problema”, garantiu Carlos Wallau.

A empresa contratada deve continuar com o mesmo cronograma, sendo que as coletas deverão seguir nas terças e quintas-feiras. “Faça chuva, ou faça sol. Feriado ou não!”, finalizou o secretário de Obras do município.