Emater entrega Relatório Anual e plano de ações para 2018

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Na manhã desta terça-feira (28) o chefe do Executivo Municipal, Gustavo Medeiros, recebeu em seu gabinete a visita dos representantes da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Leandro Vezzosi e Álvaro Krebs, durante a qual foi entregue o Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social – ATERS 2017.

Foram beneficiadas 468 famílias em 10 localidades do município, pelas atividades, de acordo com o relatório. No total a Emater participou de 27 atividades, tendo sido como realizadora ou parceira.

Para a elaboração do plano de ação da Emater, foi consultado a leitura da paisagem do município, informações junto à grupos, comunidades, associações e cooperativas. Dados obtidos junto a reuniões com o Conselho Agropecuário, reuniões de avaliações com os produtores e reuniões realizadas ao longo do ano de trabalho.

As atividades envolvem agroindústria, cooperativismo, crédito rural, fomento a inclusão social e produtiva, pesca artesanal, assessoramento a gestão rural, apicultura, olericultura, reforma agrária, segurança e soberania alimentar dentre outras.

Os destaques das ações de 2017 ficam por conta da Feira da Pecuária Familiar, como palestra sobre manejo de bovinos e comercialização de bovinos de pecuaristas familiares. Além do início da agroindustrialização de leite no Assentamento Santa Maria do Ibicuí; Oficina de elaboração de sucos e reaproveitamento de frutas, e os acompanhamentos técnicos de lavouras de arroz e soja.

A Emater também divulgou o Plano Operativo para o ano de 2018, no qual ressaltam os principais eventos e quando ocorrerão, como o Encontro de Mulheres – março, a Feira da Pecuária Familiar – junho, Mercomix – julho, Exposição Agropecuária – setembro, Semana da Alimentação – outubro, Outubro Rosa/Novembro Azul, Seminário de Educação no Campo – novembro, e Olimpíadas Rurais – dezembro.

O Plano da ênfase quanto ao trabalho do escritório municipal, que tem foco no desenvolvimento rural, busca atender todo o município nas pequenas, médias e grandes propriedades, assim como a permanência do homem do campo com sucessão rural, melhoria na qualidade de vida e aumento da renda das famílias.