Conselho aprova Plano Municipal de Saúde 2018/2021 e novas contratações para a pasta

Notícias Saúde

Na última semana de 2017, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Manoel Viana aprovou o Plano Municipal de Saúde, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, a pasta ainda aprovou na mesma semana o cronograma Anual de Saúde e Assistência Social.

A reunião realizada na sexta-feira (29), pelo Conselho Municipal de Saúde, aprovou uma das matérias mais importantes da Secretaria, o Plano Municipal de Saúde que apresenta  as  diretrizes,  objetivos  e  ações  que orientarão  a  gestão  municipal  no  período  de  2018  a  2021. O Plano propiciará a gestores, trabalhadores  e  usuários  um  amplo  debate  acerca  das  prioridades  para  as  políticas de  saúde  do  município, conforme explicou o secretário de Saúde, Adriano Santiago.

Com o intuito de orientar o gerenciamento da saúde e evidenciar o caminho a ser seguido, o Plano conta com estratégias e cronogramas de trabalhos dos próximos anos que contemplam programas vigentes e aqueles a serem estruturados.

Durante a reunião do Conselho, também foram aprovadas contratações de caráter excepcional, pelo prazo de 90 dias, de três funcionários para cobertura de férias de outros servidores. Serão temporariamente contratados 3 servidores, que atuarão como motorista, recepcionista e técnico de enfermagem.

Assistência Social

O secretário Adriano Santiago ainda informou sobre a elaboração de um Cronograma Anual da Assistência Social, que contemplará as práticas do dia a dia da pasta. O cronograma está sendo desenvolvido com o auxílio das professoras Luci da Rosa, e Marivone Viana Ramos – responsável pelo grupo “Vida em Movimento”, e a Coordenadora do CRAS, Cristina Cunha.

Na primeira reunião foi debatido acerca do cronograma para 2018, no que tange os atendimentos a terceira idade em Manoel Viana. Conforme Adriano, a elaboração do cronograma é uma das principais ferramentas da gestão de projetos, e representa a distribuição e o encadeamento de tarefas necessárias para que cada um possa cumprir seu trabalho de forma mais eficiente.

A próxima reunião, ainda sem data definida, deve acontecer nos próximos dias.