Gestão Inovadora: Um balanço do primeiro ano aos olhos do Governo e Fazenda

Notícias

Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos e etc. É a introdução de algo, e vetor de desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida. E é baseada neste conceito que se define a atual gestão do prefeito Gustavo Medeiros.

O primeiro ano de governo já se passou. O ano das adaptações, das mudanças, ajustes, começo e recomeço. O ano das melhorias, dos primeiros passos. Não se pôde fazer tudo que fora planejado, mas muito foi feito. Foram críticas e muitos elogios.

Na saúde foram grandes as mudanças, e nas obras ainda maiores. Ruas e mais ruas receberam melhorias. Municipalização da RSC 377, calçamentos e início de processo para asfaltamentos. Reestruturação da Praia e Camping Rainha do Sol.

Na Assistência Social e na Educação, Turismo, Cultura e Desporto foi um ano de incessantes trabalhos e eventos, envolvendo nossa comunidade, urbana e rural, e nossos visitantes, de perto e de longe.

Enfim, um primeiro ano de erros, para corrigir os nossos passos, e de acertos para nos guiar ainda mais longe. E nesse espírito de avaliação, vamos lançar a partir desta semana uma série de entrevistas com aqueles por trás das decisões, dos erros e dos acertos. E para começar, o secretário da Fazenda e de Governo, Gilberto Martins faz o primeiro balanço de sua participação em nossa “Gestão Inovadora”.

Projetos desenvolvidos no primeiro ano de governo?

As secretarias de Governo e Fazenda são base para as demais secretarias desenvolverem seus projetos, no entanto, algumas ações foram desenvolvidas diretamente pelas secretarias, entre elas a Regulamentação do Projeto Calçamento Comunitário, Programa de Educação Fiscal nas Escolas- PIT, Programa de Recuperação Fiscal- REFIS, entre outros.

Destaque Alguns projetos de maior beneficio a comunidade?

Diante da situação econômica da comunidade, e da elevada dívida fiscal o REFIS 2017 trouxe grande benefício à comunidade, pois ofertava a possibilidade de parcelar suas dividas sem juros, com isto inúmeros contribuintes conseguiram colocar em dia seus débitos.

Quais são os principais projetos e as principais propostas para o próximo ano?

A linha de ação, adotada no ano de 2017, vai ser mantida no ano de 2018, buscando a realização de obras para comunidade, satisfazendo os seus anseios, pautada encima de uma gestão democrática e de austeridade.

Uma avaliação do primeiro ano de governo?

As dificuldades enfrentadas no inicio da gestão, como por exemplo: folha de pagamento com índices acima do permitido, exigiram medidas visando a redução da mesma, sendo alcançado o objetivo, com isso a administração pode fazer investimentos e obras. Durante o ano, muitos desafios foram enfrentados e vencidos. Finalizamos o ano dentro do projetado, conseguimos alcançar quase 100% dos objetivos.

Maior Problema enfrentado no primeiro ano de governo?

Sem sobra de dúvidas foi o auto índice da folha de pagamento, que engessava o município, inviabilizando a execução de políticas públicas, obras entre outras. Outra situação negativa, dizia respeito que a administração anterior não pagava a grande maioria dos servidores o adicional de insalubridade, gerando um passivo trabalhista. Hoje, tal situação está resolvida, sendo restabelecido o pagamento do adicional de insalubridade de acordo com Laudo Pericial de 2017.

Maior Vitória do primeiro ano de governo?

Como já referido, foi termos conseguidos ajustar a folha de pagamento dentro a possibilidade financeira do município, e reduzindo a mesma para índices legais que possibilitam até mesmo a buscar recursos externos.

Expectativas para o próximo ano de governo?

Tendo por base o que foi desenvolvido no corrente ano, e de acordo com o planejamento para próximo ano, o município de Manoel Viana, ao contrário do cenário nacional, vai continuar crescendo e sendo desenvolvidas políticas sociais em todas as áreas.

Considerações Finais?

Chegamos ao final de 2017, não atingimos todos os nossos objetivos, no entanto, muito foi feito. Manoel Viana vive um momento muito bom, ao contrário de muitas cidades e até mesmo do País. Obras estão sendo realizadas – na maioria com recurso próprio, o funcionalismo com salários em dia. No turismo da cidade vem sendo realizadas ações buscando alavancar e fortalecê-lo, firmado como fonte de economia local. Sabemos que muito tem que ser feito, no entanto, dentro do planejamento e de acordo com as necessidades e o interesse público e possibilidade financeira vão ser executadas.