Chuvas transformam cenários de campos e lavouras

Agropecuária e Meio Ambiente Notícias

Como um alento para pecuaristas e agricultores, a chuva chegou ao município dando fôlego a muitos vianenses. Já foram mais de 100mm desde o último fim de semana, e a chuva deve ter continuidade nos próximos dias, rompendo a média histórica do mês, de 120mm, para o município.

Nos campos e lavouras já é possível ver os efeitos das precipitações, nos verdes dos pastos e nos grãos das produções, seja milho que entra na fase da granação ou o soja que esta em fase de floração. “A estiagem que se observava até a semana passada já se tornava uma preocupação cada vez maior, no meio rural”, destacou a secretária de Agropecuária, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Pesca e Cooperativismo, Luiza Meus.

Outra preocupação se dava quanto aos pecuaristas que já sofriam com a falta d’água nos bebedouros, aumentando drasticamente a demanda de licenciamento de pedido de serviços para a limpeza de bebedouros, para a dessedentação dos animais.

“Já tivemos a oportunidade de conversar com alguns desses criadores que sofriam com a estiagem, e eles relatam que já estão com boas reservas nos bebedouros, sendo que há casos em que o produtor estava a espera do serviço (limpeza de bebedouros) e já pediram para aguardar, pois estas chuvas acumularam água suficiente para amenizar o problema da seca”, informou a secretária.

Em contato, também, com alguns dos agricultores do município, Luiza revela que se observa o mesmo fenômeno de relatos positivos, em que produções já demonstram recuperação, e que além da soja e do milho, o pasto do campo nativo também manifestam sinais animadores, com a vinda da brotação.

Conforme dados da Emater – Manoel Viana, atualmente, o município produz 40.000ha de soja, 3.800ha de arroz, 3.500ha de milho, 4.000ha de trigo, e 5.000ha de aveia. Na área da pecuária, são mais de 93.500 bovinos, e mais de 18.100 ovinos no pastoreio vianense. Produções essas que fazem grande parte da economia do município e que se beneficiam desse clima mais chuvoso.

Previsão do tempo para as próximas semanas

Nos próximos dias, para o município, a previsão de acordo com o InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Climatempo são de dias encoberto com probabilidade de pancadas de chuva, com índices de umidade elevados permanecendo pelo menos até o dia 29 de janeiro. A partir do dia 30 deve predominar a estabilidade, com dias típicos de deverão.

Já no começo de fevereiro e ao longo de todo o mês, não há previsão de que venham ocorrer novos períodos de estiagem prolongada em nenhuma parte do país, nem mais excessos de dias chuvosos. Apenas uma condição mais dentro da normalidade, ou seja, condições meteorológicas típicas do verão. Desse modo, todos os trabalhos de campo, como colheita, plantio e tratos culturais poderão estar sendo realizados sem grandes problemas/transtornos ao longo dessas próximas três semanas.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: