8 de março. Data de celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. Mas celebrar o Dia Internacional da Mulher vai além de mandar flores. A ideia é conservar, reafirmar e promover conquistas e direitos.
Em Manoel Viana, uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, de Educação, de Agricultura e o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, esta programando a Semana da Mulher, com programação do dia 05 ao dia 10 de março.
Conforme a coordenadora do CRAS, Cristina Cunha, a idéia é criar uma programação que contemple não só a comunidade da área urbana, mas desenvolver atividades que envolvam também o meio rural, com a realização de oficinas e palestras. A programação deve acontecer junto as comunidades da Barragem do Itu, Lajeado, Assentamento Santa Maria do Ibicuí, Rincão Bassevit, Rincão dos Almeidas, e Caraguatai, finalizando com um Encontrão no último dia, na área urbana do município.
A organização vem se reunindo esporadicamente com o intuito de criar um calendário de eventos que sejam dignos a semana da mulher, reuniões essas que devem se intensificar no decorrer das próximas semanas, tendo em vista a proximidade do evento destacou Cristina. A próxima reunião acontece hoje, às 14h, na sede do CRAS.