Gestão Inovadora: 2017 de muitos projetos na Educação, Turismo, Cultura e Desporto

Educação Notícias

Na entrevista desta semana, o foco recai sobre a administração da Educação, Turismo, Cultura e Desporto do município, que nesse governo conta com o trabalho e empenho da secretária Ana Margaret Oliveira Migotto, que tem o auxílio de uma dedicada equipe de funcionários e diretores.

Projetos desenvolvidos no primeiro ano de governo?

Nesse primeiro ano foram 28 projetos desenvolvidos tanto na área da Educação, como Cultura, Turismo e Desporto. Tivemos início pela Formação Continuada aos Professores das Escolas Municipais, que perdurou por todo o ano, tendo início no dia 23 de fevereiro e término em 08 de dezembro. A partir de, então, vieram outras atividades como a Semana de aniversário dos 25 anos do município com atividades esportivas como rústica, bocha, futsal feminino e livre, futebol sete veteranos, Cavalgada de Aniversário e outras atividades.

Também é importante salientar a realização da 2ª Feira do Livro nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a 1ª Edição da Revista de Educação Fiscal; a realização do 2º Fórum Municipal de Educação; a 1ª Gincana Geração União entre as Escolas municipais, promovida através Programa União Faz a Vida e apoio do SICREDI Pampa Gaúcho; o 2º Novembro Cultural e a VIII edição do Seminário de Educação das Escolas do Campo realizado no dia 08 de dezembro de 2017.

Outros projetos de grande destaque que vêem da área do Turismo e Cultura, como a primeira edição do Natal pela Paz, na semana que antecedeu o Natal com grande participação da comunidade. Além de, no início do nosso governo, a realização da escolha da Corte do Carnaval e a realização do Carnaval de Praia. Apoio ao 2º FIAT – Festival de Invernadas Arte e Tradição e ao VII Rio em Rimas Cidade de Manoel Viana; a busca da Chama Crioula e distribuição aos municípios da 10ª RT. E o apoio à IVª Ciranda Cultural de Prendas e IVº Entrevero de Peões, Guris e Piás. Já, encerrando o ano, tivemos a realização da Abertura da Temporada Verão 2017/2018.

Na parte do Desporto tivemos a realização da 1ª Mostra (Encontro) do Som Automotivo; o 1º Turis Náutico Vianense – Rio Ibicui; a realização do Dia do Desafio com SESC; o 1º Intercity de Ciclismo de Manoel Viana; Realização e apoio aos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul – JERGS; dentre outras realizações como a do Campeonato Municipal de Futebol, e do Citadino de Futsal Veteranos, feminino e Livre com 23 equipes.

Principais projetos, presentes dentre as propostas do Plano de Governo, que já foram realizadas?

Nesse caso podemos destacar o trabalho realizado durante a Formação Continuada aos profissionais da Educação e a integração das Redes de Ensino Municipal e Estadual;os investimentos no Esporte e a diversificação Esportiva. Assim como a continuidade com o evento Fórum Municipal de Educação e a realização da Feira do Livro.

Materialmente temos que destacar a situação da rede elétrica na EMEI e o início de melhorias da rua de acesso à EMEI Maria Veni Lottermann, e futuro asfalto previsto para o primeiro semestre de 2018, entre outros investimentos nas Escolas, como a Pracinha de Brinquedos para a E.M. Érico Veríssimo, pinturas nos prédios escolares, etc.

Destaque alguns dos projetos de maiores investimentos?

No que tange esse quesito de maiores investimento, podemos citar a organização e realização da 2ª Feira do Livro com Autor presente e atividades culturais, a realização de campeonatos esportivos com arbitragem e premiação do SESC, rede elétrica da EMEI mudando para trifásica (falta ligar), e também o 2º Fórum Municipal de Educação.

Por que tais projetos são de significância para a população?

Os projetos têm significado para a população porque a comunidade é beneficiada diretamente estando integrada em todos os eventos realizados, seja na área da Educação, da Cultura ou do Esporte, considerando o ganho em questão de conhecimento, cultura, saúde, lazer e qualidade de vida, sentindo-se valorizada em ter atividades para apreciar e participar.

Quais são os principais projetos e as principais propostas para o próximo ano?

Nossos planos são de dar continuidade aos projetos na área da Educação, do Desporto, ampliando as modalidades, como por exemplo, contemplar Skatistas, e intensificar projetos ligados à Cultura nas Escolas e na Comunidade.

Uma avaliação do primeiro ano de governo?

Para nós que integramos a SMETCD foi um ano de muitos desafios, aprendizagem, dificuldades, dedicação emuito trabalho para cumprir nossa tarefa como gestores no Executivo Municipal, associando o Plano de Governo com as políticas públicas desenvolvidas.

Maior problema enfrentado no primeiro ano de governo?

Definitivamente foram as deficiências estruturais, tais como quadras de esportes das Escolas em péssimo estado, cercas dos pátios das Escolas em condições precárias, falta de computadores e de climatizadores nas Escolas e SMETCD, além de uma dotação orçamentária insuficiente para maiores investimentos na área da Educação e falta de profissionais efetivos na área.

Maior vitória do primeiro ano de governo?

Uma das maiores vitórias, e é algo que já projetávamos desde o momento em que assumimos a Pasta, que trata da valorização profissional da área da Educação através de Formação Continuada em serviço, o que reflete na autoestima dos profissionais da educação e suporte à prática pedagógica de cada profissional.

E, também, a realização de eventos, tanto como protagonista ou apoiador, nos quais se percebe a satisfação das pessoas ao assistir e participar de tais, sejam eventos culturais e esportivos.

Expectativas para o próximo ano de governo?

Intensificar atividades culturais nas Escolas e comunidade, com oficinas de Teatro, Cinema, Cinema de rua e realização de mais eventos culturais.

Considerações Finais.

Nosso desejo é continuar com políticas públicas que contemplem a sociedade vianense/comunidade, priorizando a Educação com qualidade, tanto no aspecto estrutural das escolas, quanto nas práticas pedagógicas em cada Escola, considerando como alvo o melhor para a formação intelectual do aluno e nos demais departamentos como o Turismo, a Cultura e o Desporto, contemplar a comunidade (população) com atividades que promovam o desenvolvimento pessoal e do município como um todo.

Dentre tantos anseios a serem desenvolvidos neste primeiro ano destacamos os que tiveram mais êxito, tais como Formação Continuada de Qualidade aos professores e funcionários; Resgatar e incentivar o Desporto no município e promover, valorizar a identidade cultural do município.

A SMETCD realizou entre suas Escolas uma Avaliação Institucional em que todas as dimensões da Secretaria e Escolas foram avaliadas positivamente, portanto acreditamos ter alcançado os objetivos e a expectativa da Comunidade.

Notícias Relacionadas:

Compartilhe: