De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.
Na última semana, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou reunião na qual foram discutidas a criação e implementação do Departamento de Saúde Mental, em Manoel Viana. Departamento que visa atender não somente pessoas que possuem transtornos mentais, mas também aquelas que estão de alguma forma incapacitadas, até mesmo fisicamente, de desenvolver quaisquer atividades seja de trabalho ou convívio social.
Participaram da reunião da criação do Departamento, além do secretário de Saúde – Adriano Santiago, representantes do Núcleo de Apoio à Atenção Básica – NAAB, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, do Centro Integrado de Atendimento às Necessidades Especiais – CIANE, do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, dos Estratégia Saúde da Família – ESFs do município, e do farmacêutico Municipal.
Conforme o secretário Adriano Santiago, neste mês de fevereiro ainda deve ocorrer duas reuniões para planejamento de serviços e ações para implantação definitiva do Departamento, que deve começar a atender no mês de março. O projeto concluído, será apresentado ao Conselho Municipal de Saúde que deve votar e aprovar a criação, para então se dar início aos atendimentos.
A criação do Departamento tem como objetivo qualificação nos atendimentos à saúde mental, visto o grande acúmulo de pedidos de atendimento, e levando em consideração que parte destes é de responsabilidade do município. Com a implementação do projeto, será possível aumentar exponencialmente o numero de atendimentos na área municipal, agilizando o fluxo de pessoas que aguardam os serviços.
Conforme o chefe da Pasta, o Departamento terá uma sala na Secretaria e também na Escola Municipal Alberto Pasqualini. Ainda de acordo com Adriano, estão previstas a contratação de pessoal que também passará a integrar a equipe, e a reimplantação do CIANE, o qual irá contemplar os atendimentos de equoterapia.
Notícias Relacionadas:
- Saúde anuncia novos médicos e retorno aos atendimentos de oncologia
- Conselho aprova Plano Municipal de Saúde 2018/2021 e novas contratações para a pasta
- Santa Casa de Uruguaiana reabre atendimentos de Cardiologia, mas região fica de fora
- Duas novas adições à equipe da saúde de Manoel Viana
- Saúde: Em meio à crise nacional, município preza por atendimento de excelência