Vai sair do papel: Autoridades agilizam implantação da hidrelétrica do Rio Itu

Notícias

1º de março de 2018, quinta-feira, uma data que se tornará um marco importante para a história da região e principalmente do município. Eram 10h da manhã quando teve início a reunião que contou com a participação do prefeito Gustavo Medeiros, e representantes do governo, juntamente com a cúpula de São Francisco de Assis e representantes da empresa EngService, na Escola Municipal Henrique Dias.

O objetivo da reunião: o encaminhamento da construção da Usina Hidrelétrica do Rio Itu, além das tratativas da compra de uma área para o loteamento destinado a realocação das pessoas proprietárias e posseiras de áreas a serem atingidas pelo lago da barragem.

Da reunião participaram além do chefe do Executivo de Manoel Viana, o secretário de Obras – Carlos Wallau, e o diretor do Departamento de Transportes – Francisco de Oliveira. Já representando o município de São Francisco de Assis, esteve presente o prefeito Rubemar Paulinho Salbego, o vice – Paulo Renato Cortellini, e o geólogo – Claudio Medeiros. E, ainda, os representantes da empresa EngService, uma das empresas investidoras na construção da hidrelétrica, através do diretor administrativo – Claudio Bertet, e a engenheira Sandi Gehn.

Durante a reunião também participaram a diretora da Escola Henrique Dias – Marilei Rosso Luiz, e o presidente da Associação dos Moradores da Barragem do Itu – Eli Schmitt, que deram ênfase a uma realidade de uma comunidade que já estava desacreditada devido às inúmeras promessas feitas por muitos e muitos políticos no decorrer dos anos.

Entretanto, o prefeito Gustavo Medeiros garante que já existe uma programação por parte do governo municipal já com a destinação de verba – reservada, para dar início à realocação dos moradores que serão atingidos pelas águas. Segundo Gustavo, o objetivo é de que até o fim do mês de março já tenha se definido a respeito dessa matéria de realocação.

O prefeito de São Francisco de Assis – Paulinho Salbego, também dá ênfase na importância à celeridade ao projeto, especialmente nesse momento político pelo qual o país está passando – de ano eleitoral. Destacando também que a implantação da hidrelétrica terá um papel importantíssimo no desenvolvimento daquela localidade e toda sua região, que se beneficiará inclusive com projetos e verbas federais.

O prefeito Gustavo Medeiros ainda acrescenta que o projeto trará inclusive impactos positivos para a cadeia produtiva, aumentando a geração de renda, expandindo as oportunidades de emprego e gerando condição para evitar a evasão das famílias do campo.

Gustavo também cobrou da EngService agilidade para providenciar o Licenciamento Ambiental, que garantiu estar trabalhando para conseguir providenciar todos os tramites legais a curto prazo. Após o Licenciamento Ambiental, a liberação pela Fepan e os tramites corridos, as obras devem ter início, a partir do momento em que serão necessários de 18 a 22 meses para a conclusão, garante Claudio Bertet.

O chefe do Executivo ainda destacou a importância da comunidade local em apoiar o projeto, facilitando as realocações, dando fluidez no ritmo de desenvolvimento do projeto. De acordo com Gustavo, serão negociados valores justos com os moradores que precisarão abdicar de suas residências. Ao encerrar a reunião, as autoridades foram visitar as áreas e moradores que serão desapropriados.

Em breve, fica programada a realização de Assembleias Públicas nos municípios de São Francisco de Assis e Manoel Viana.