Em livro, professoras tratam da cultura afro e indígena nas escolas

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Como uma contribuição para todos aqueles que querem problematizar o presente compreendendo que a educação e a inclusão não se situam entre o binário bom ou mau, e a trata como força inevitável as práticas políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais – o livro “Caminhos possíveis à educação 1” foi lançando pelo Instituto Federal Farroupilha  e traz a contribuição de diversos pesquisadores, dentre eles educadores vianenses.

Produzido pelas educadoras Andreia Minussi Lopes, Vanessa Vargas Maciel Caldas, Lourdes Terezinha Batista Araújo e Carla Lucélia Cabral Faccin o artigo publicado na coletânea traz um relato de ações desenvolvidas pelo grupo de estudo realizadas nas escolas do município sobre as culturas afro e indígenas.

Após a instituição, pela União através de Lei Federal, do ensino sobre a história da cultura afrobrasileira e indígena nas escolas do país, surgiu o grupo que também deu título ao artigo, denominado – Núcleo Gestor de Inclusão das Culturas Afro e Indígenas no Currículo Escolar de Manoel Viana: A Resistência de um Grupo de Decisão.

No artigo as autoras tratam dos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais e estaduais, tendo como temática tais culturas – afro e indígena – ao mesmo tempo em que trabalha com o conceito de racismo e busca desenvolver a concepção de igualdade, tida como existente em teorias, mas quando observadas no dia a dia, ainda se percebe que uma grande parcela da população trata com certo preconceito essas etnias, que muito além da cor, estão imbuídas em nosso DNA.

Conforme a coautora e diretora do Departamento de Ensino do município, Vanessa Caldas, o livro que ainda trabalha outros “dilemas do nosso tempo”, deverá ser lançado no município estando disponível para a comunidade durante a Feira do Livro, que acontece no mês de outubro.

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