Objetivando se tornar um atrativo no cenário gastronômico na região ao mesmo tempo em que realiza o resgate cultural dos colonizadores vianenses, na noite dessa segunda-feira (16), durante reunião do Conselho Municipal de Turismo – Comtur foi apresentado o projeto “Festival de Gastronomia de Manoel Viana”, de autoria do professor Éden Caldas.
A reunião que aconteceu no CTG Sentinela das Missões contou com a participação de representantes de entidades vianenses, empresários e autoridades locais, que discutiram e sugeriram quanto à realização do Festival.
O projeto original, proposto, tem a intenção de reunir a cultura e a gastronomia das quatro etnias que deram origem à comunidade que mais tarde viria a se tornar o nosso município de Manoel Viana, sendo elas: a gaúcha, a alemã, a italiana e a africana.
Conforme o projeto, uma entidade seria responsável por uma determinada etnia, sendo que esta realizaria um jantar com pratos típicos da culinária de tal povo, além de propor atividades culturais e apresentações artísticas do país em questão, como forma não apenas de entretenimento, mas também como meio de reavivar os jeitos e saberes da cultura mãe.
A proposta discutida durante a reunião é de que o Festival seja realizado entre os meses de junho e julho deste ano, sendo o final de cada quinzena destinado a uma cultura. O Comtur ainda se reúne na próxima semana, no dia 24, para as deliberações finais sobre o projeto.
Notícias Relacionadas:
- Festival de Gastronomia de Manoel Viana define datas
- Cultura alemã abre II Festival Gastronômico de Manoel Viana
- Mateada encerra programação alusiva a Semana da Pátria
- II Festival Gastronômico cultua etnia alemã no próximo domingo
- VII Feira do Livro de Manoel Viana concluiu mais uma edição de sucesso